Com o intuito de priorizar a saúde preventiva, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), enviou requerimento ao governo e ao Secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Abdul Samad, indicando a instituição de uma Política de Prevenção do Transtorno de Personalidade Bordeline (TBD) no estado.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é que haja uma ampla divulgação sobre o tema. “Cidadãos bem informados tendem a ser mais conscientes e empáticos”, disse.
Instabilidade constante do humor e do comportamento, com mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva, são algumas características de quem possui esta síndrome. Embora não haja estatísticas sobre sua prevalência no Brasil, aproximadamente 10% dos pacientes diagnosticados com TBD no país cometem suicídio, segundo estimativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
“Ao possibilitar a identificação precoce do transtorno, aumenta-se a chance de um tratamento mais eficaz e a melhora na qualidade de vida do paciente, por isso propus esse indicativo, precisamos desse olhar atento a essa causa”, complementou Felipe.
Texto: Assessoria
Foto: Danilo Mello/Aleam