A Prefeitura de Manaus abre a nova etapa da campanha de imunização contra a Covid-19, nesta quarta-feira, 15/9, vacinando, com a terceira dose, os idosos que vivem em instituições de longa permanência da capital. As duas primeiras instituições a receberem as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, onde residem 116 idosos, e a Casa de Apoio São Vicente de Paula, na zona Oeste, que acolhe 22 idosos.
Shádia informou que existem aproximadamente 300 idosos em sete instituições locais de longa permanência e que as outras cinco serão visitadas nos próximos dias, encerrando o atendimento inicial a esse público. Ao mesmo tempo, começam a ser vacinados, na próxima sexta-feira, 17, às pessoas com idade a partir dos 70 anos, que tenham recebido a segunda dose contra a Covid-19 há, pelo menos, seis meses.
O anúncio da aplicação das doses de reforço em Manaus foi feito nesta segunda-feira, 13, pelo prefeito David Almeida, e a confirmação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, em coletiva de imprensa na sede da Semsa, na zona Centro-Sul, na tarde desta terça-feira, 14, depois que as equipes técnicas da secretaria definiram novos detalhes do planejamento da aplicação da dose de reforço para a população idosa.
Pontos
No total, 68,8 mil idosos já receberam as duas doses do esquema vacinal, desde que este grupo prioritário começou a ser vacinado, em 29/1 (a partir dos 80 anos) e em 5/2 (a partir dos 70 anos).
Serão 41 unidades de saúde da rede municipal e seis pontos estratégicos coordenados pela prefeitura, além de outros sete pontos de grande fluxo que estão sendo definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Na sexta-feira, todos funcionarão das 9h às 19h e no sábado, das 9h às 18h. A relação completa dos pontos estará disponível até quinta-feira, 16, no site da Semsa.
A vacinação dos demais grupos (adolescentes, pessoas que estão no prazo para a segunda dose e remanescentes de outras faixas etárias) segue de forma paralela e, por isso, segundo Shádia, a Semsa definiu que o horário e a capacidade de atendimento serão ampliados na sexta-feira, 17, e sábado, 18. “Temos a expectativa de que a procura seja muito grande nestes dias, inclusive porque há aproximadamente 100 mil pessoas completando, nesta semana, o prazo para receber a segunda dose”, observou.
Para se vacinar, o idoso deve confirmar, no cartão de vacinação ou no site imuniza.manaus.am.gov.br, se tomou a segunda dose há seis meses ou mais e apresentar documento de identidade original com foto e CPF, além do cartão de vacinação.
Ainda de acordo com a secretária municipal de Saúde, o município irá receber remessas de vacinas suficientes para a dose de reforço dos idosos e que a vacinação dos demais, como nas etapas anteriores da campanha, será feita de forma escalonada. “Manaus é uma das capitais onde a campanha está mais avançada e isso é fruto de muita organização e planejamento”, destacou, citando que até o momento o município já aplicou 2 milhões de doses.
Doses
Sobre os próximos grupos a receberem a dose de reforço, mas ainda sem data definida, a secretária confirmou que serão os que têm alto grau de imunossupressão, conforme recomenda o Ministério da Saúde: quem tem imunodeficiência primária grave, os que fazem quimioterapia para câncer, os transplantados de órgãos sólido ou de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e as pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4.
Segundo ela, os avanços são discutidos pelas equipes técnicas da Semsa e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que coordena a distribuição das doses de vacina no Estado. “Avançamos quando há disponibilidade de doses, sempre com responsabilidade para evitar que falte vacina para os públicos incluídos na campanha”, pontuou.
Texto – Andréa Arruda / Semsa
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWECXQS
Fotos – Marcely Gomes / Semcom
Prefeitura inicia nesta quarta-feira aplicação de terceira dose de vacina contra a Covid-19 Prefeitura Municipal de Manaus.