A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, vai lançar a maratona “Manaus Visão Hack – Experience”, na próxima quarta-feira, 15/9, às 19h, no Casarão da Inovação Cassina, Centro. Na ocasião, será anunciado o período de inscrição para as equipes participantes, bem como as regras da competição, que ocorrerá entre o período de 22 a 24/10, no formato hackathon.
Também será divulgada a abertura das inscrições para preenchimento de cem vagas em cursos de Gestão de Propriedade Intelectual, Blockchain, Automação, Design de interface mobile.
A expectativa para o Manaus Visão Hack – Experience é reunir programadores, desenvolvedores de softwares, designers, empreendedores, dentre outros profissionais de tecnologia interessados em prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para áreas estratégicas da administração pública municipal da capital, a fim de otimizar os serviços prestados à população.
O hackathon será executado com recurso de emenda parlamentar, seguindo o que o prefeito David Almeida tem demandado, com soluções tecnológicas e de inovação, para melhorar a vida da população em geral.
“Desta vez vamos falar de soluções para a mobilidade urbana, que será mais um passo importante para a implementação da proposta de cidade inteligente. Serão vários setores da prefeitura envolvidos e mais uma forma de integração entre o Poder Executivo e o Legislativo municipal”, destaca o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.
O evento obedecerá a todas as recomendações sanitárias de combate à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel.
Hackathon
O termo hackathon é conhecido no universo da tecnologia como a junção das palavras em inglês hack (programar bem) e marathon (maratona). O evento tem duração média de 48 horas e ocorre, em geral, nos fins de semana (sexta-feira, sábado e domingo), sem interrupção. Nesse período, os participantes devem pensar e desenvolver uma solução que possa atrelar tecnologia, como aplicativos, softwares ou hardwares, aos critérios estabelecidos pelos organizadores do evento.
Instituto
O Instituto Visão Amazônica possui vasta e reconhecida experiência nas áreas de ensino e pesquisa, em parceria com o poder público, nas diversas esferas administrativas (federal, estadual e municipal), por meio de certames licitatórios, carta-convite e convênio, atuando na capital e no interior do Estado.
Programação Manaus Visão Hack – Experience
Pré-evento
15/9 (Quarta-feira)
19h – Evento de lançamento
19h – Abertura das inscrições para o hackathon e para os cursos de capacitação
20/9 (Segunda-feira)
10/10 (Domingo)
23h – Encerramento do período de inscrições das equipes para o hackathon e para os cursos de capacitação
19h – Divulgação da lista dos selecionados para os cursos
14/10 (Quinta-feira)
15/10 (Sexta-feira)
19h – Divulgação das equipes selecionadas para o hackathon
———
Foto – Marcely Gomes / Semcom
Texto – Divulgação / Semtepi