Coordenado pelo Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), gerenciado pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) da Sejusc, o Cream em Movimento proporcionou atendimentos psicossociais, jurídicos, serviços de embelezamento, exposição artesanal, massoterapia, cadastro para os programas Idoso Empreendedor e Crédito Solidário, além de outras atividades.
Há 33 minutos
Por Agência Amazonas
Cream em Movimento no Puraquequara. Foto: Denise Pêgo/SejuscA Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta segunda-feira (13/09), a segunda edição do Cream em Movimento, projeto que leva diversos serviços para a comunidade. Estima-se que cerca de 300 pessoas participaram da ação, na Sede Social São Sebastião, no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. A programação segue no local até sexta-feira (17/09).
“No Amazonas, presenciamos constantemente mulheres tendo seus direitos violados, mas elas não estão desamparadas, pois existe uma grande rede que está pronta para acolhê-las, protegê-las e apoiá-las. O Governo do Estado se empenha para garantir isto”, ressalta a gestora.
Durante a ação, a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou que o Governo do Estado possui uma rede de proteção e apoio para mulheres vítimas de agressão.
“O primeiro Cream em Movimento que realizamos foi no mês de agosto, hoje nós estamos aqui realizando mais uma ação desse projeto, pela primeira vez aqui no bairro Puraquequara, tendo o conhecimento de que eles nunca receberam uma ação dessa. Durante esta semana, das 9h às 15h, essas atividades sociais serão oferecidas ao público”, disse a secretária.
A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricília Costa, reforçou que os atendimentos na comunidade devem continuar durante a semana.
“A ação do Cream em Movimento está sendo de extrema importância aqui no bairro do Puraquequara, pois, muitos moradores não tem a facilidade de ter os serviços, por conta da locomoção. Então estamos muito felizes pela parceria, pela Sejusc que atendeu nosso pedido e está aqui hoje nos proporcionando diversos serviços”, destacou a vice-presidente.
Parceria
A ação foi um pedido do Coletivo de Mulheres do Puraquequara, criado há dois meses atrás após a morte de uma moradora do local, que foi violentada e assassinada no dia 2 de julho deste ano. A vice-presidente do coletivo, Mayara Freitas, destacou a importância da parceria e da ação na comunidade.
Programação
Durante esta semana, a ação será realizada na Sede Social São Sebastião, bairro Puraquequara, das 9h às 15h, e terá os seguintes atendimentos:
Além do coletivo, a iniciativa conta com a parceria do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), Mary Kay, Projeto Ana por Elas e Clube de Mães do Núcleo 15 da Cidade Nova.
Na quarta-feira (15/09), a ADCEA vai promover um curso de qualificação, com foco na empregabilidade e empreendedorismo, Palestra de Violência Obstétrica, Exposição de Artesanato, entre outros serviços.
Na terça-feira (14/09), haverá oficinas psicoeducativas de prevenção ao suicídio, serviço de tratamento capilar, atendimentos jurídicos, entre outros serviços.
Na sexta-feira (17/09), haverá palestra sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha, Exposição de artesanato da ADCEA, Oficina de harmonização facial, entre outros serviços.
Na quinta-feira (16/09), haverá oficina sobre tráfico de crianças e mulheres, oficina para iniciantes de pintura em tecido, entre outros serviços.