Diante das dificuldades financeiras, que impedem o Governo de conceder reajuste salarial aos servidores estaduais até agosto de 2021, conforme projeto aprovado hoje (12) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), esclarece que os servidores da Educação poderão ter o pagamento de abono por meio dos recursos oriundos do Fundeb, durante esse período.
“Foi essa a garantia que tivemos do secretário estadual de Fazenda, Alex Del Giglio, após reuniões em que analisamos com bastante atenção, a situação orçamentária do Estado, em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma a deputada Therezinha Ruiz.
De acordo com a deputada, o Fundeb não ficará engessado nesse período e todas as sobras de recursos que não forem utilizadas, serão investidas no pagamento de abonos para os professores.
“Conseguimos essa garantia, que a categoria precisa compreender, porque estudamos a situação e buscamos todas as possibilidades para evitar prejuízos para os professores. Passamos por um momento difícil, mas é necessário dar tempo para que o governo reorganize as suas finanças”, salientou a Therezinha Ruiz.
Na avaliação da deputada, depois desse período, estima-se que o Estado equilibre os gastos de acordo com a LRF, permitindo a normalização da folha de pagamento, com o compromisso de efetivar o reajuste que as categorias de servidores tem direito.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541