Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Número de BOs relacionados a perfis fakes na internet duplica, e delegacia faz alerta à população
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Número de BOs relacionados a perfis fakes na internet duplica, e delegacia faz alerta à população

31/08/2021
SSP AM 9 300x168 1
Compartilhar

O registro de Boletins de Ocorrência (BO) de falsa identidade na internet relaciona os perfis falsos à prática de crimes virtuais. De acordo com o delegado Rafael Montenegro, adjunto da DERCC, a maior parte está relacionada ao crime de difamação, mas há casos também de aplicação de golpes por meio das contas falsas em redes sociais.
Há 42 minutos
Por Agência Amazonas

Cresceram 117,8% as denúncias de perfis falsos em redes sociais e aplicativos de relacionamento, nos seis primeiros meses de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), da Polícia Civil do Amazonas, foram 575 ocorrências desta natureza, em média três reclamações por dia na capital amazonense.

O universitário João Victor, de 23 anos, já teve sua imagem vinculada a perfis falsos em duas ocasiões. Na última, em julho deste ano, foi surpreendido por um amigo com a informação de que sua fotografia estava sendo usada com outro nome em uma rede de relacionamentos.

“Muita gente faz o perfil fake para manchar a imagem de outra pessoa. Então ela entra em um site de relacionamento pessoal e começa a fazer uso desse meio virtual para atacar essa pessoa de forma não autorizada em lei”, diz Montenegro.

Aplicativos e redes sociais possuem mecanismos para que os usuários possam denunciar perfis fakes. É uma forma do cidadão se proteger de criminosos. Entretanto, quando o delito é praticado por meio delas, é imprescindível procurar a delegacia para que uma investigação seja instaurada.

“Na hora eu fiquei sem reação, porque não era eu e não sabia o que fazer. Então pedi que ele denunciasse, para que o aplicativo fosse notificado e desse alguma advertência para aquele perfil. Mas, dessa vez optei por fazer um BO, por proteção mesmo. Vai que esta pessoa, que está se passando por mim, encontre alguém e tente fazer alguma coisa, seria o meu rosto ali”, disse.

A facilidade de abrir contas nas redes sociais deve deixar a todos de sobreaviso, resguardando ao máximo os cuidados com a troca de informações da rotina e dados pessoais. “É importante ter certeza de quem está do outro lado da tela, para que se evite outros crimes mais severos”, aconselhou Montenegro.

O delegado de Crimes Cibernéticos orienta que as vítimas armazenem o máximo de provas para facilitar as investigações. Para a delegacia, é importante levar prints de tela, testemunhas (se houver) e o máximo de informações possíveis, para que seja identificada a autoria e materialidade do crime.

PERFIS FALSOS (MANAUS)

Fonte: SSP-AM

Como notificar – O registro de BO pode ser feito pela internet, por meio da página da Delegacia Virtual, no www.delegaciavirtual.am.gov.br. O cidadão também pode se dirigir a DERCC, que funciona no prédio da Delegacia-Geral da Polícia Civil, na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, em frente ao Sambódromo.

• 2020 (Jan a Jun): 264 ocorrências

• 2021 (Jan a Jun): 575 ocorrências

• 2019 (Jan a Jun): 79 ocorrências

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Denúncias, Manaus, Polícia, Polícia Civil
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Design sem nome 38
Geral

Raízes Profundas: Como Ser Como a Árvore Plantada

25/07/2025
Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1
Geral

Investimentos em Jutaí e Fonte Boa: Inclusão Social

25/07/2025
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c
Geral

#SouManaus: Festival cultural de 2025 em Manaus

24/07/2025
obras de UBSs 4
Geral

Prefeito David Almeida – Compromisso com Saúde em Manaus

24/07/2025
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1
Geral

Ipaam: Regularização Ambiental em São Gabriel da Cachoeira

24/07/2025
Design sem nome 36
Geral

Veredas de Justiça – Ouça a Direção de Deus

23/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus