Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sedecti apresenta Rede Rhisa à Fapeam e reforça fortalecimento de CT&I no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Sedecti apresenta Rede Rhisa à Fapeam e reforça fortalecimento de CT&I no Amazonas

28/08/2021
Compartilhar

Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, investiu o valor da ordem de R$ 270 milhões em CT&I no Estado, retomando os incentivos e valorizando o desenvolvimento da pesquisa na região.

Apresentação

Na ocasião foi explanado sobre as funcionalidades da REDE Rhisa, como REDE colaborativa para pesquisadores de todo o Amazonas e, mais recentemente, também em contato com pesquisadores dos Estados do Amapá (AP) e Rondônia (RO).

Para uma próxima fase, a REDE Rhisa já prepara melhorias e evolução na sua interface para que os usuários possam inserir seus dados, possibilitando networks e interatividade, onde também será possível o cadastro de associações e cooperativas de agricultores, organizações de base, entre outros serviços que serão adaptados.

A reunião contou com a participação do secretário titular da Sedecti, Jório Veiga, que apontou a relevância de um alinhamento do ecossistema de CT&I no Estado como um todo.

“O principal objetivo da reunião com a Fapeam está no alinhamento de todo o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas e não deixar de incorporar, também, toda a quantidade de informação que a Fundação tem para que possa contribuir com a REDE Rhisa. Isso vai enriquecer bastante a plataforma. A nossa expectativa é de que não só aumente o potencial e a potencialidade da REDE Rhisa, como, também, a participação da Fapeam nas visitas que estamos fazendo para a divulgação, e para entender melhor as necessidades desse segmento no Amazonas. Tanto é que fizemos o convite para que eles (Fapeam) nos acompanhem nas próximas ações”, destacou Veiga. 

REDE para futuros negócios

Na perspectiva do secretário da Sedecti, Jório Veiga, a ideia é de poder contar com uma plataforma voltada não somente para a pesquisa, mas, também, para oportunizar investimentos que venham contribuir para o desenvolvimento do Estado do Amazonas e região.

“A REDE Rhisa, da forma como foi lançada, tem o modelo definido para pesquisadores. Porém, nos próximos módulos que são as evoluções, a REDE precisará incorporar, sem dúvida, a possibilidade para que os investidores possam buscar na plataforma, oportunidades de intercâmbio com os pesquisadores, seja para aproveitar os objetos das pesquisas, seja para que eles possam ser consultores em áreas de conhecimento profundo nas quais dominam”, revelou.

Para Veiga, a REDE entre pesquisadores e investidores, PODE ajudar com negócios e darão oportunidade a novos empreendimentos e novos produtos para o Amazonas.

“Nesse sentido, o Amazonas poderá aumentar muito o número de produtos, além do mais importante que é a geração de emprego, renda e adição de valor ao que já se faz hoje – saindo dos produtos in natura para os produtos já manufaturados com grau de manufatura que permitam essa agregação de valor e, portanto, maior desenvolvimento para a região”, antecipou o secretário.

“Pretendemos colaborar com a Fapeam junto aos indicadores como é o caso do Siga Fapeam, dentre outros. Além disso, também estamos analisando, a partir da REDE Rhisa, buscar parcerias com a iniciativa privada”, declarou a secretária.

Fapeam

Na visão da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, a implantação da REDE é uma conquista que conta com várias possiblidades de colaboração entre as partes.

Para Márcia Perales, as discussões abordadas durante a reunião foram muito interessantes por apresentarem propostas para várias possibilidades de colaboração que serão avaliadas.

“Nós vamos avaliar essas possibilidades não só sobre o acesso ao banco de dados da Fapeam, mas, também, sobre fazer algumas ações conjuntas, ter as duas Assessorias de Comunicação da REDE e da Fapeam em contato para a produção de matérias, porque para a Fapeam não falta insumos. Temos muitos projetos com resultados e a gente precisa fazer isso ser palatável e atraente para quem lê. Juntos nós conseguiremos fazer melhor”, afirmou.


Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Com apoio da Sedecti, BNDES apresenta o programa que oferece crédito com taxas a partir de 9% e prazos de até 10 anos para empresas do Amazonas

23/10/2025
SEPLANCTI

Sine celebra 50 anos com homenagens e reconhecimento à trajetória de servidores e parceiros

21/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti realiza ação voltada ao empreendedorismo para servidores da pasta

21/10/2025

Sedecti apoia workshop do BNDES sobre Programa Mais Inovação voltado a empresas da Zona Franca de Manaus

20/10/2025
SEPLANCTI

Secretário Serafim Corrêa destaca desafios e avanços da Zona Franca de Manaus diante da Reforma Tributária

17/10/2025
SEPLANCTI

Sedecti recebe empresas europeias voltadas ao uso de tecnologias sustentáveis

14/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus