Durante a vistoria foi passado um produto para remover a tinta que estava por toda superfície do chassi, e foi verificado que o último dígito, tanto do chassi quanto do motor, estava fora da tipologia original de fábrica.
Há 29 minutos
Por Agência Amazonas
Uma motocicleta com sinais de adulteração foi identificada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) nessa quarta-feira (18/08), na vistoria do órgão, localizada no bairro São Francisco, na rua Walter Zuani, zona sul da capital. O condutor levou o veículo para o serviço de colocação de lacre quando servidores constataram que o número do chassi da moto estava adulterado.
O número do chassi é o documento de identidade de um veículo. A sequência alfanumérica que compõe o mesmo traz várias informações sobre o automóvel, como seu modelo, onde e quando ele foi produzido.
“Quando passamos esse produto sobre a tinta ele age como removedor, a tinta original permanece, e o pigmento utilizado como material de adulteração sai. Questionado, o condutor afirmou que a moto tinha sido adquirida por meio de uma compra e não sabia a procedência da mesma”, frisou Arilson Lima, gerente da vistoria do Detran-AM.
Após o procedimento, o gerente da vistoria entrou em contato com a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para os procedimentos cabíveis.
Foram efetuadas várias combinações com o último dígito adulterado para identificar o verdadeiro cadastro. E, foi verificado no sistema que as características do veículo correspondiam às de outra uma motocicleta roubada em Manaus.
“Se for comprar algum veículo que esteja muito barato e abaixo do valor de mercado, desconfie. Sempre é bom antes de fechar qualquer negócio vir na vistoria do Detran para saber a procedência do chassi e evitar problemas futuros”, concluiu o gerente.
Alerta
O Departamento de Trânsito orienta as pessoas que forem comprar um veículo a verificar se ele está regular e qual a origem do bem que está sendo adquirido.