Dentro das ações programadas para o “Agosto Dourado”, a maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, iniciou nesta quinta-feira, 19/8, o curso de capacitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) de Manejo, Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno. O treinamento, que tem o objetivo de reforçar as boas práticas no parto e nascimento e de estabelecer ações que garantam a prática da amamentação e reduzam as taxas de mortalidade infantil, foi incorporado como ação prioritária pelo Ministério da Saúde no Brasil em 1992.
Conforme a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da unidade, o curso é fundamental para os servidores e colaboradores recém-chegados e que não tiveram a oportunidade de participar das capacitações realizadas anteriormente. “Além disso, a periodicidade também é importante para todos que já fizemos e estamos habilitados, pois é necessário estarmos nos atualizando constantemente, relembrando nossa própria prática e trocando experiências”, ressaltou a diretora.
Como detentora do selo de qualidade IHAC, conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” – instituídos pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) – o “Cuidado Amigo da Mulher” (CAM) e a “Permanência da Mãe ou do Pai e Acesso Livre de Ambos Junto ao Recém-Nascido” (PRN), a maternidade Dr. Moura Tapajóz realiza cursos periódicos com seus funcionários para garantir o ajuste das práticas e o fortalecimento das ações. As capacitações têm como público-alvo os servidores de nível superior, das áreas assistenciais e técnicas às administrativas, e de nível médio, além dos técnicos de enfermagem.
Serão abordadas temáticas como: Políticas de Aleitamento Materno; Dinâmica de Acolhimento; Lactentes com Necessidades Especiais; Traumas Mamilares; Vantagens do Aleitamento; Humanização do Nascimento e Parto; Como o Leite Chega ao Bebê – Fundamentação da Nova Anatomia e Fisiologia; Questões Relacionadas à Saúde Materna; dentre outras.
O curso fornece 20 horas de conteúdos teóricos e práticos sobre manejo da amamentação e boas práticas no parto e nascimento, que são os alicerces para a adequação dos hospitais aos critérios exigidos pela iniciativa para receberem o título. Ainda em razão da pandemia pelo novo Coronavírus, o treinamento será oferecido de forma híbrida, com o conteúdo teórico sendo disponibilizado na plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) e as aulas práticas realizadas na própria maternidade, de acordo com os plantões, durante os turnos de trabalho dos servidores.
— — —
Ao final do curso, os servidores estarão aptos a colocar em prática os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, em atendimento ao Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno, além de debater com as gestantes a importância da amamentação, auxiliar no aprendizado das técnicas corretas de posicionamento e “pega” da mama pelo bebê, assim como da habilidade de realizar a ordenha ou extração manual do leite materno, além de passar toda a orientação necessária sobre o tema.
Servidores da Moura Tapajóz participam de curso sobre aleitamento materno Prefeitura Municipal de Manaus.
Texto – Marcella Normando / Semsa