O RCA-EM apresenta não somente a arquitetura do ensino médio, conforme disposto na Lei nº 13.415/2017, mas também as competências e habilidades segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa ensino médio.
Há 7 minutos
Por Agência Amazonas
Conselho Estadual de educação do Amazonas. Foyo: Divulgação/SEDUC-AMO Referencial Curricular Amazonense – Etapa ensino médio (RCA-EM), documento que subsidiará as propostas curriculares e pedagógicas do ensino médio, aprovado no dia 21 de julho, foi homologado pelo Conselho Estadual de educação do Amazonas nesta quinta-feira (12/08).
Agora, a partir da homologação do RCA-EM, a Secretaria de Estado de educação e Desporto, por meio da Comissão ProBNCC – Etapa ensino médio e do Comitê de Implementação da reforma do ensino médio e currículo, está atuando na construção da Proposta Curricular e Pedagógica do ensino médio, com previsão de aprovação pelo CEE-AM ainda em 2021.
“O documento apresenta a continuidade de mudanças advindas das etapas anteriores e busca contribuir para a escola oportunizar aos estudantes: autonomia, comportamento cidadão, protagonismo na construção de seu projeto de vida e valorização quanto à cultura amazônida, considerando o desenvolvimento da formação integral”, afirmou o secretário adjunto Pedagógico e presidente do Comitê de Implementação da reforma do ensino médio e currículo, Raimundo Barradas.
Somado a isso, a REDE estadual prevê a implementação do NOVO ensino médio na REDE estadual no início do ano letivo de 2022.

