Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas executa ações contra a Covid-19 na região de fronteira do Alto Solimões
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasDestaqueSaúde

Governo do Amazonas executa ações contra a Covid-19 na região de fronteira do Alto Solimões

07/08/2021
Compartilhar

De quinta-feira (05/08) até este sábado (07/08), uma equipe de profissionais foi enviada para Tabatinga, no Alto Solimões, com o objetivo de realizar um diagnóstico situacional, tanto no município quanto nas cidades de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, tendo em vista um alerta de risco para Covid-19 e a entrada de novas variantes. Os profissionais fazem parte da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Laboratório Central de saúde Pública (Lacen/FVS-RCP), Secretaria de Estado da saúde (SES-AM), Força Nacional do Sistema Único de saúde (SUS), Secretaria de Assistência do Interior (Seai) e Organização Pan-Americana de saúde (Opas).

Com o envio de profissionais de saúde para a região do Alto Solimões na última semana, o Governo do Amazonas começou a executar ações para garantir o monitoramento da doença em municípios que fazem fronteira com o Peru e Colômbia. O objetivo é garantir o monitoramento de novas variantes e intensificar a vacinação em grupos populacionais dos três países. A análise na região permitiu às equipes tomar as primeiras medidas, entre elas a implantação do Laboratório de Fronteiras.

Com treinamento realizado pelo Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) e pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o local ofertará diagnóstico e sequenciamento genético por meio de testes do tipo RT-PCR e antígeno. Os exames serão aplicados em áreas portuárias dos três municípios, que registram diariamente um grande fluxo de pessoas dos países vizinhos.

A diretora técnica da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, explicou que a medida é pioneira, possibilitando minimizar e até identificar a entrada de novas variantes no Brasil, como por exemplo a Delta e a Lambda, por meio do sequenciamento genético. “Instalamos barreiras sanitárias nos portos, e as amostras coletadas dessas pessoas estrangeiras vão ser encaminhadas para o laboratório, assim como também em unidades de saúde estratégicas, dentre elas a UPA de Tabatinga, o hospital de Atalaia e o hospital de Benjamin, além das Unidades Básicas de saúde. Nós entendemos que vacinando e testando, principalmente na região portuária nos três municípios que fazem fronteira com Peru e Colômbia, vamos conseguir minimizar a entrada de variantes”.

Reforçando a importância da descentralização das testagens de RT-PCR, que antigamente eram realizadas apenas na capital, o secretário executivo de Assistência ao Interior, Cássio Espírito Santo, destacou que, além das medidas voltadas para testagem e vacinação, o Amazonas articula com o Peru e Colômbia o alinhamento de ações no intuito de frear a entrada e infecção de novas linhagens do vírus. Segundo ele, durante a visita de diagnóstico no Alto Solimões, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) reuniu com membros estaduais de saúde dos dois países.

O resultado será a formulação de um seminário para organizar futuras medidas que beneficiem a população da fronteira. “Nessa visita vimos que a Colômbia estava muito avançada na vacinação, e Tabatinga estava vacinando 18 anos ou mais, trazendo tranquilidade. Porém, em Islândia, no Peru, e em Santa Rosa, estavam lentos, vacinando grupos populacionais acima de 50 anos. Por isso vamos estar fazendo uma força-tarefa para identificar as pessoas, testando e vendo a possibilidade de vacinar quem transita para o nosso país, porque seria uma forma de proteger a nossa população brasileira que está do lado de cá da fronteira”.

———

Por Agência Amazonas
Foto: Diego Peres

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Governo do Amazonas, Tabatinga, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Missão do BID destaca avanço das obras do Prosamin+, em Manaus

20/08/2025
Governo do Amazonas

Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam

20/08/2025
Governo do Amazonas

Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic

20/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado realiza obras de recuperação do sistema viário em Coari, pelo Programa Asfalta Amazonas

20/08/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM entrega 200 kits de segurança para mototaxistas no município de Jutaí

20/08/2025
Governo do Amazonas

Boa Vista dos Ramos recebe a 16ª expedição de saúde do Barco Hospital São João XXIII

20/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus