Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Agosto Lilás: PC-AM analisa perfil das vítimas e ressalta atuação da delegacia especializada no combate à violência doméstica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Agosto Lilás: PC-AM analisa perfil das vítimas e ressalta atuação da delegacia especializada no combate à violência doméstica

03/08/2021
PC AM DELEGADA DEBORAH SOUZA DECCM NORTE E LESTE FOTOS MAYARA VIANA PC AM 300x187 1
Compartilhar

Há 59 minutos
Por Agência Amazonas

Em alusão à campanha Agosto Lilás, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), norte e leste, analisa perfil das mulheres que buscam o apoio da Especializada, naquelas zonas da capital amazonense, na luta para encerrar o ciclo de violência doméstica em que se encontram, e ressalta a importância da atuação da unidade policial no combate a esse crime.

A delegada Deborah Souza, titular da unidade especializada, relata que por se tratar de zonas bastante populosas e com maior índice de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o perfil mais comum das vítimas que procuram a DECCM norte/leste, é o de mulheres com baixo nível de escolaridade e financeiro, e de variadas idades.

“Durante esse período de pandemia, um dos crimes mais relatados na delegacia foi o descumprimento de medidas protetivas, principalmente, pelo fato da vítima passar mais tempo dentro de casa com o agressor, por conta do isolamento social, o que acabou culminando em mais pedidos de prisão preventiva pelo delito”, relata a delegada.

Apesar das diversas iniciativas usadas para incentivar a denúncia, muitas mulheres ainda têm medo, o que as levam a ter um histórico de violências não denunciadas. Esse medo se dá por inúmeras situações.

“A dependência financeira e o fato de muitas não terem para onde ir, caso saiam de suas casas, são alguns dos fatores. Elas temem que, caso denunciem, o infrator continue solto. Uma das formas de combater esse medo, é acreditar que a denúncia é o melhor caminho para impedir novas agressões e punir o agressor”, explica a delegada.

Para isso, após a realização da denúncia, a delegacia especializada oferece uma rede de acolhimento a essa vítima, com ajuda psicológica e assistencial, para que ela não se sinta desamparada e incentive outras mulheres que passam pela mesma situação a efetuarem a denúncia.

“Nós possuímos dentro da estrutura da DECCM norte/leste o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), que oferece acolhimento institucional, atendimento social e psicológico. Também realizamos o encaminhamento para diversos órgãos, de acordo com a necessidade individual de cada uma”, informa Deborah.

Por vezes, essa violência acontece muito mais próxima do que se imagina e a sociedade pode ajudar nesse combate, resguardando a integridade da vítima e tirando de circulação um agressor.

Denúncias – A titular da DECCM destaca o que se pode fazer como cidadão. Um exemplo, é acolher essa mulher vítima, compartilhando informações e, principalmente, denunciando as violências, caso tenha conhecimento.

A denúncia pode ser realizada pelo número 180, da Central de Atendimento à Mulher, ou pelo 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

O registro do Boletim de Ocorrência (BO), também pode ser feito em qualquer unidade policial mais próxima onde o fato ocorreu, ou em uma das três DECCMs, que ficam localizadas nos bairros Cidade de Deus, Parque Dez de Novembro e Colônia Oliveira Machado, nas zonas norte, centro-sul e sul, respectivamente.

A ocorrência de violência doméstica contra a mulher também pode ser registrada pelo site da Delegacia Virtual, por meio do link: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Agosto Lilás e Maria da Penha 

 Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa 15 anos de existência, desde que foi sancionada em 2006. Por isso, o mês é marcado pela campanha Agosto Lilás, que visa chamar atenção da população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher.

A lei conta com 46 artigos, que servem para criar maneiras de prevenir e acabar com a violência doméstica e familiar contra as mulheres. O nome dado à lei é referente à luta da farmacêutica Maria da Penha Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Denúncias, Polícia, Polícia Civil, Prisão, Segurança Pública, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus