A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), realizará na próxima segunda-feira (02), Audiência Pública híbrida para debater a implantação no Novo Ensino Médio, na educação pública do Estado. O evento acontecerá no Mini Plenário Cônego Azevedo, às 10h30.
O Novo Ensino Médio começará a ser efetivado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022. O projeto será aplicado de forma progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.
Esse modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. Contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e oferecerá diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho.
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a conhecida LDB, e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. De acordo com a legislação aprovada, o Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio.
Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários a serem oferecidos.
Confirmaram presença física na Audiência Pública: representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Ensino Privado do Amazonas (SINEPE) e Associação de Professores de Espanhol do Amazonas (APEAM).
Serviço
O que: Audiência Pública para debater o Novo Ensino MédioQuando: Segunda-feira 02/08Onde: Mini Plenário Cônego Azevedo (Híbrida)Transmissão: Redes sociais da Assembleia Legislativa do AmazonasHorário: 10h30
Com informações do Governo Federal
Texto: Assessoria