Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Auditores fiscais da Prefeitura de Manaus participam de intercâmbio com secretarias de Finanças de SP e MG
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de ManausManchete

Auditores fiscais da Prefeitura de Manaus participam de intercâmbio com secretarias de Finanças de SP e MG

30/07/2021
Compartilhar

Auditores fiscais da Prefeitura de Manaus participaram nesta terça e quarta-feira, 27 e 28/7, do ‘Programa de Intercâmbio de Administração Tributária – Planejamento e Inteligência Fiscal’, via on-line, com secretarias de Finanças dos Estados avançados nesses campos. No primeiro dia de diálogo, os técnicos da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e auditores fiscais da Subsecretaria da Receita, interagiram com a Secretaria de Finanças da cidade de São Paulo (SP).

Participaram da iniciativa, o chefe da Divisão de Planejamento Fiscal, Miguel Brandão, o diretor de tributação, Erivelto Leal, e o chefe da Divisão de Fiscalização, Celson de Almeida. As secretarias fizeram uma apresentação genérica dos sistemas educacional, bancário, diversão pública, imobiliária e construção civil desenvolvidos em Manaus e em São Paulo.

“Foi uma troca de experiência. A intenção é buscar o sucesso das secretarias nas ações fiscais, usando a inteligência fiscal e o planejamento, a fim de alcançarmos também progresso nas nossas ações e colaborar para as outras cidades usarem as ações em que avançamos”, explicou Miguel Brandão.

Para Celson de Almeida, as ações de fiscalização são no sentido de identificar evasão fiscal e indícios de sonegação com a finalidade de incrementar a arrecadação direta do município. Os auditores concordam na compreensão de que essa troca de informações e experiência consiste no uso de ferramentas como o Business Inteligence (BI), uma forma rápida e estratégica para ser usada como ferramenta de fiscalização.

Segundo dia

O segundo dia de intercâmbio foi entre os auditores da Prefeitura de Manaus com a Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Belo Horizonte (MG). Participaram do diálogo o chefe da Divisão de Planejamento Fiscal, Miguel Brandão, o diretor de arrecadação, Armando Simões, e o diretor de tributação, Erivelto Leal. Pela secretaria de Belo Horizonte, participou o auditor fiscal coordenador de Inteligência Fiscal, Irineu Bueno.

Na ocasião, o mineiro apresentou o aperfeiçoado sistema de Tecnologia da Informação utilizado em Belo Horizonte, o que animou os diretores da Semef. “Eles têm auditores fiscais especializados em TI, o que facilitou o trabalho de informática na secretaria e promoveu um grande salto na arrecadação do município. A ênfase no trabalho de TI dentro da área tributária proporciona cruzamento de muitas informações dos contribuintes, o que ajuda muito na ação fiscal, e consequentemente no salto na arrecadação”, disse Miguel Brandão, ao observar a importância de um setor de TI exclusivo para a área de finanças de um município.

Pautas

A comunicação digital da Secretaria de Fazenda de BH também foi destacada no diálogo. Irineu Bueno contou que aproveitou sistemas já existentes, aumentou o potencial de alcance dos contribuintes e criou novos sistemas de comunicação, que contribuíram muito para a melhoria da interlocução com os contribuintes, reduzindo problemas e aumentando a arrecadação.

Outro ponto que chamou a atenção dos técnicos da Semef foi a forma de cobrança da dívida ativa no município. Em Belo Horizonte, é de responsabilidade dos auditores fiscais da Semef e só vai para a Procuradoria Geral do Município (PGM), quando não é mais possível a cobrança administrativa feita pela fazenda municipal e é judicializada.

Melhorias na apuração de tributos nos serviços bancários, de cartão de crédito, estacionamentos, construção civil e Simples Nacional foram outros assuntos tratados no segundo dia do ‘Programa de Intercâmbio de Administração Tributária – Planejamento e Inteligência Fiscal’.

— — —

Texto e foto – Divulgação / Semef

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Economia, Fiscalização, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus 2025’

08/09/2025

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus