Além de reforçar a cidadania, a atividade viabiliza a documentação básica a esses alunos que estão prestes a ingressar no Ensino Superior, por meio da inscrição em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Há 16 minutos
Por Agência Amazonas
O intuito é possibilitar aos jovens a inscrição em vestibulares e no Enem. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), responsável pelo gerenciamento dos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), realizou na manhã desta sexta-feira (09/07) uma ação para emissão de 1ª via de Carteira de Identidade (RG) para adolescentes do Ensino Médio regular e do Centro Tecnológico Rural, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
O intuito é possibilitar aos jovens a inscrição em vestibulares e no Enem. Cidadania
“É direito de todos obter os serviços de cidadania, principalmente ter a nossa identificação registrada em documento. É importante destacar que os serviços dos PACs da capital e do interior, visam de maneira mais acessível possível que a população tenha a emissão de sua documentação. Isso mostra o compromisso social do Governo do Amazonas para com toda a população”, disse a gestora.
A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, ressalta a importância de promover ações de cidadania para beneficiar os municípios que possuem unidades dos PACs no interior do Amazonas.
“Quando esses alunos saem do terceiro ano, eles perdem o vínculo com a escola e muitos deles não querem mais estudar. Por isso, os professores estão vindo ao PAC com os adolescentes para tirarem a Carteira de Identidade e ao retornarem para a instituição, eles (professores) fazem a inscrição dos alunos para os vestibulares e Enem”.
De acordo com a gerente do PAC de Parintins, Áurea Vieira, os próprios professores incentivam a emissão da documentação para posterior acesso ao Ensino Superior.
PACs
Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste de Manaus.