“A Polícia Militar está empregando, aproximadamente, 100 homens, que estão fazendo policiamento a pé, de viatura, motocicleta. Ou seja, todo entorno de onde estão acontecendo os eventos, está policiado por policiamento exclusivo, para que o cidadão possa vir se vacinar, tenha a segurança que ele merece, a segurança que nós proporcionamos com qualidade, por determinação do governador do Estado”, destacou o coronel Ayrton Norte, comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Há 9 horas
Por Agência Amazonas
Cem policiais estão de prontidão. Foto: Divulgação/PMAMO policiamento no entorno do complexo que engloba a Arena da Amazônia, Sambódromo e o Centro de Convenções Vasco Vasques foi reforçado para garantir a segurança da população, durante as 24 horas do mutirão ‘Vacina Amazonas’, realizado pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus. A mobilização é direcionada à vacinação da população a partir de 28 anos, teve início às 18h desta terça-feira e segue sem intervalos até às 18h de quarta (29 e 30/06).
“A Polícia Militar está indo em todos os cantos da cidade, em todas as zonas de Manaus, tanto na capital quanto no interior. Esse efetivo é efetivo extra, e se nós precisarmos de reforço, no local também nós teremos. Então, Manaus está guarnecida com o Comando de Policiamento da Capital, Comando de Policiamento Especializado, ambiental e o CPI (Comando de Policiamento do Interior) fazendo seu trabalho no interior também, apoiando os pontos de vacinação e o trabalho do dia a dia, que é combater a criminalidade”, enfatizou Norte.
Tropa reforça os três grandes postos de vacinação do mutirão. Foto: Divulgação/PMAMEle ressaltou que o efetivo destacado para o complexo de vacinação não desguarnece o policiamento nas outras áreas da cidade, para as demais ocorrências policiais.
“Nós vamos atuar com 16 bombeiros, por turno, atuando na parte da vacinação, registro e também na triagem. Ao longo das 24 horas serão mais de 64 bombeiros atuando nessa ação importantíssima, que é focada para salvar vidas. O Corpo de Bombeiros auxilia a Secretaria de Saúde nessa ação”, pontuou o major.
Bombeiros
De acordo com o major Janderson Lopes, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, a corporação também está preparada para dar suporte durante toda a ação, na Arena da Amazônia.
Vacinação
Os três postos que funcionarão na madrugada são a Arena da Amazônia, o Sambódromo e o Centro de Convenções Vasco Vasques. No Sambódromo, o mutirão iniciou às 9h de terça-feira e segue até 18h de quarta-feira, com 33 horas de vacinação sem intervalos. O Vasco Vasques, assim como a Arena da Amazônia, começou a atender a população às 18h de terça e segue até às 18h de quarta-feira. Os postos da Prefeitura de Manaus funcionarão no horário habitual.
O efetivo do Corpo de Bombeiros inclui enfermeiros, técnicos de enfermagem e oficiais da área de saúde, para apoio na parte administrativa.
A população a partir de 28 anos que for a um dos pontos de vacinação deve apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, CPF, e comprovante de residência (original e cópia).