Em Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Dr. Gerson Mourão, anunciou a criação do Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo, um anexo dentro da instituição. A cessão, proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), foi realizada nesta terça-feira (29) em homenagem aos 47 anos de existência da fundação, comemorados no último dia 25.
Ao parabenizar a direção da FCecon pela data, João Luiz destacou as conquistas e os avanços da instituição em 47 anos de fundação.
“Em quase cinco décadas de existência, a FCecon conseguiu reunir diversas especialidades médicas e os principais tratamentos oncológicos, o que consolidou a instituição como referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Região Norte. Por todas as ações e trabalhos desenvolvidos pela fundação e o seu corpo clínico, liderado pelo Dr. Gerson Mourão, é que ratifico o nosso compromisso, como parlamentar, em criar mecanismos para manter toda a estrutura necessária para o funcionamento da unidade hospital, garantindo segurança e conforto aos funcionários e pacientes”, justificou João Luiz.
Durante discurso, Dr. Gerson Mourão agradeceu ao deputado João Luiz e à Casa Legislativa pela homenagem e anunciou o maior projeto e movimento da história do Estado relacionado ao câncer de colo de útero.
“Vamos criar dentro da FCecon um anexo que será chamado de Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo para tratar o câncer no seu início. E, a partir do processo de ambulatorização, vamos mudar a história do pior e mais vergonhoso câncer do Estado. Com isso, podemos sair dessa gestão dizendo que cumprimos a nossa missão”, afirmou Mourão, ao afirmar que essa homenagem se estende a todos os 1.100 funcionários da instituição, que se dedicam diariamente à missão de salvar vidas.
Segundo Mourão, o Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo será composto por quatro ambulatórios, um auditório para 50 pessoas e quatro centros cirúrgicos.
Além do renomado corpo clínico, a Fundação também se destaca pelas ações desenvolvidas nas áreas de Prevenção e Ensino e Pesquisa, as quais foram ampliadas significativamente, nos últimos anos, com o aumento do número de campanhas de combate à doença e pesquisas envolvendo acadêmicos e doutores, fortalecendo a área científica no Estado.
A Cessão de Tempo foi presidida pelo deputado Serafim Corrêa (PSB) e contou com a participação dos deputados Tony Medeiros (DEM), Therezinha Ruiz (PSDB), Nejmi Aziz (PSD) e Dr. Gomes (PSC).
Emendas
Durante discurso, João Luiz ressaltou a destinação de emendas parlamentares à FCecon para a aquisição de equipamentos e veículos, beneficiando funcionários e pacientes da unidade de saúde. “Acredito que, como parlamentar, temos o papel de criar mecanismos que assegurem melhorias, principalmente, na área da saúde. E, conhecendo bem a realidade da FCecon, ano passado destinei recursos para a aquisição de uma ambulância e, para este ano, já está prevista uma emenda parlamentar, no valor de R$ 240 mil, para a compra de uma segunda ambulância para o transporte seguro de pacientes”.
FCecon
Fundada em 1974 como Centro de Oncologia (Cecon), a unidade hospitalar foi transformada, em 1989, em Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e, hoje, reúne diversas especialidades médicas e os principais tratamentos oncológicos, sendo o único hospital público oncológico do Amazonas, oferecendo tratamento aos moradores dos 61 municípios do interior, além de Manaus e pacientes de outros Estados da Região Norte.
A FCecon reúne os principais tratamentos oncológicos e, nos últimos dez anos, realizou mais de 10 milhões de procedimentos hospitalares e ambulatoriais, como consultas, cirurgias, sessões de quimioterapia e de radioterapia, internações e exames patológicos, de imagem e laboratoriais.
Texto: Jeane Glay
Foto: Mauro Smith