Doadores de sangue têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer público, é o que garante a Lei n° 5.152 de autoria da deputada estadual Mayara Pinheiro (Progressistas).
De acordo com a parlamentar, o objetivo da lei é incentivar que mais pessoas doem sangue no Amazonas. Em cada doação, são retirados cerca de 450ml de sangue, que pode salvar a vida de até quatro pessoas.
“O benefício concedido pela lei não tem restrição de data, local e horário. A ideia principal da propositura foi dar mais incentivo para que essas pessoas continuem doando, o estoque de sangue sempre precisa de doações diárias”, pontuou.
Para efeito da Lei, são considerados doadores de sangue aqueles registrados no Hemoam e nos bancos de sangue do Amazonas, todos identificados por documento oficial expedido por esses órgãos.
A parlamentar aproveitou para parabenizar todos os doadores pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, que é celebrado hoje.
“O dia 14 de junho é uma data especial em que nós homenageamos pessoas que doam um pouco de si e salvam vidas. Por isso, nada mais justo que eles tenham um incentivo à mais também”, disse.
Aplicativo Doe Sangue
A parlamentar também possui o Projeto de Lei nº 205/2021 que propõe a criação do aplicativo “Doe Sangue” visando a estimular a doação de sangue.
O aplicativo, que deverá estar disponível de forma gratuita nos sistemas iOS, Android e Windows Phone, vai disponibilizar informações para conscientizar e orientar os usuários sobre a importância da doação, locais de coleta, e divulgar os níveis de estoques por tipo sanguíneo.
Além disso, também vai avisar o doador por meio de mensagens, cada vez que seu ato de solidariedade salvar a vida de algum paciente.
O PL aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação/Arquivo