Ao abrir a Sessão Ordinária com uma Cessão de Tempo requerida pela deputada Alessandra Campêlo (MDB), nesta quinta-feira (11), o presidente Josué Neto (PSD) anunciou a inversão da Ordem do Dia para após o pequeno expediente, a fim de realizar a votação da primeira pauta de matérias da semana, constante de projetos considerados não polêmicos. O presidente também convidou os deputados para uma reunião com o secretário de Fazenda Alex Del Giglio, no intervalo antes do início da votação, a fim de acertar detalhes das mensagens do governo em pauta.
A primeira a se manifestar foi a deputada Alessandra Campêlo, informando que a Cessão de Tempo trataria da reivindicação das entidades sociais dos idosos para a reativação, pelo governo, do Programa Vida Ativa, criado em 2006 e paralisado no governo de José Melo (PROS). Pronunciaram-se da tribuna a presidente do Fórum Permanente da Pessoa Idosa, sra. Valcilene de Oliveira Souza e o representante dos idosos sr. Salatiel Cirilo, pedindo apoio dos deputados para a reivindicação.
Manifestou apoio à causa dos idosos o deputado João Luiz (PRB), informando a apresentação de emenda modificativa ao Projeto de Lei nº 328/2019, do Executivo, que trata dos objetivos para execução da LDO para 2020, voltada ao atendimento da pessoa idosa e disse que o partido republicano será protagonista nas eleições municipais de 2020 no Amazonas, inclusive, com candidato à Prefeitura de Manaus. Na mesma linha o deputado Álvaro Campelo (Progressistas) defendeu a reivindicação dos idosos e aproveitou para repercutir denúncias de descaso com crianças e adolescentes no município de Maraã (a 634 km de Manaus).
Apresentando vídeo no qual aparecem funcionários da empresa Dantas Transportes discutindo o atraso nos seus pagamentos, o deputado Dermilson Chagas (PP) voltou a criticar a contratação da referida empresa pela Secretaria de Educação (Seduc), e ainda criação de um grupo de trabalho para fiscalizar suas ações, pela Portaria 222/2019, do secretário Luiz Castro. Adjuto Afonso (PDT) comentou viagem aos municípios do rio Juruá, atendendo demandas de infraestrutura e escolas em Pauini (a 923 km de Manaus) e tratando de cooperativismo em Lábrea (a 702 km de Manaus).
O deputado Belarmino Lins (PP) destacou o “espírito democrático” do debate entre os parlamentares estaduais e o titular da Sefaz, Alex Del Giglio, em defesa dos projetos do governo encaminhados à Casa, destinados, segundo ele, a assegurar a estabilidade do Estado e honrar os compromissos do governo com a população. Joana Darc (PR) relatou a assinatura de termo de cooperação técnica feito pela Seduc/Governo, para levar ao interior capacitação de pessoas que atuam na Rede de Proteção às Crianças e aos Adolescentes.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Isaías Oliveira
Foto: Hudson Fonseca/Aleam