Adjuto Afonso apoia projeto que agrega Amazonas, Acre e Rondônia
O deputado Adjuto Afonso (PDT) destacou, esta semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o projeto da Zona de Desenvolvimento Sustentável dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia (Amacro), que visa o desenvolvimento socioeconômico nos estados relacionados, a partir de ações multisetoriais, promovendo a sustentabilidade ambiental.
“Faço questão de destacar esse projeto encabeçado pela Suframa. Todo o Sul do Amazonas confronta com o Leste do Acre e Noroeste de Rondônia, trata-se de uma região que pode ser desenvolvida, mas precisa ter uma política de desenvolvimento e infraestrutura adequada. Hoje, nós temos plano de manejo e aquela área é rica em madeira, mas não se pode fazer esse plano. A ausência de políticas públicas ocasiona no desmatamento irregular, então eu vejo que esse projeto possibilita a exploração da região de uma forma racional, que gere renda, que possa ter plano de manejo aprovado de forma sustentável “, destaca o deputado.
O Amacro visa aliar a necessidade de proteger a floresta ao direito dos habitantes da região às mesmas oportunidades de inclusão social e cidadania, promovendo infraestrutura, mobilidade, saúde, educação e desenvolvimento econômico. Ao todo, 32 municípios dos três estados poderão ser beneficiados.
Foto: Ney Xavier