A proposta de criação do Programa Municipal de Compostagem de Resíduos Orgânicos, foi apresentada como Projeto de Lei (PL), pelo vereador Marcio Tavares (Republicanos), durante o grande expediente desta terça-feira (01/6), realizado no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).De acordo com a justifica do projeto, o objetivo é fomentar a compostagem de resíduos orgânicos e disciplinar o manejo de resíduos produzidos na capital amazonense, visando a destinação adequada dos resíduos sólidos orgânicos por meio do processo de compostagem, além de estimular o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Para o autor da proposta, o Programa Municipal de Compostagem de Resíduos Orgânicos vai promover também o associativismo, além de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos. Caberá a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) implementar o projeto e orientar as práticas sustentáveis para que a proposta seja na prática, uma ação viável.
“Vale lembrar que as associações e cooperativas de catadores de material reciclável de Manaus têm relatado total estado de penúria em função da crise sanitária que não apenas faz com que seu trabalho seja altamente inseguro como viram cair, em todo o país, a coleta e o recebimento de coleta de resíduos”, destacou o vereador.
A compostagem é um processo que transforma sobras de alimentos e resíduos orgânicos em adubo e reduz a quantidade de material enviado ao aterro da cidade. Sendo assim, constitui-se em uma destinação final de resíduos ambientalmente adequada, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM