A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 28/5, o Prêmio Animaker de Educação Física, uma das ações da gestão do prefeito David Almeida para valorizar e incentivar os professores de educação física a usarem as ferramentas tecnológicas visando à Educação 4.0. A premiação ocorreu na escola municipal Engenheiro Antônio Nelson de Oliveira, localizada no bairro Armando Mendes, zona Leste.
O evento foi realizado de modo presencial, mantendo todas as medidas de prevenção ao Covid-19, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, professores de educação física da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste I, gestores, equipe de gestão educacional e do presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereador Professor Fransuá.
O secretário Pauderney Avelino exaltou a atuação dos professores de educação física da DDZ Leste I. “É fundamental a prática dos exercícios físicos e boa alimentação para se ter um corpo saudável, sendo esse o espírito da educação física, disciplina que nos ajuda a nortear as ações da nossa educação. Os profissionais da nossa rede de ensino são muito habilidosos e competentes. Por isso esse prêmio valoriza o trabalho desses profissionais, que nos dão tanto orgulho”, declarou.
O Animaker é um software no qual é possível criar vídeos de animação sobre diversos conteúdos, desse modo os professores de educação física utilizaram esse recurso tecnológico para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos alunos. Em março, 60 educadores participaram de uma oficina para aprender a manusear esse instrumento, contudo somente no evento Premiação Animaker receberam o certificado de participação nesta formação.
Mais de 30 trabalhos concorreram à premiação. Para Daniel Coelho, assessor de Educação Física da DDZ Leste 1, a sensação é de dever cumprido. “A nossa meta de utilizar ferramentas da Educação 4.0 foi atingida. Com o apoio dos professores, por meio do uso do animaker, que é uma ferramenta fantástica, conseguimos auxiliar o processo de ensino e aprendizagem das crianças”, comentou Coelho.
Premiados
Os professores ganhadores por terem feito os melhores vídeos foram: 1° lugar – professora Isabela Freitas da escola municipal Francisca Soares; 2° lugar – professora Vanice Anjos da escola municipal Anita Garibaldi; 3° lugar – professora Millene Yroyak, da escola municipal Anisio Teixeira.
A professora Isabela Freitas ficou bastante grata com o resultado. “Eu sou muito feliz por fazer parte da Semed e compor o grupo de professores da DDZ Leste 1, que proporcionou essa vivência do projeto Animaker, que faz a diferença no Projeto Aula em Casa, porque temos um retorno bem satisfatório dos alunos e isso motiva a continuação do nosso trabalho de excelência”, afirmou a 1° colocada da premiação.
Homenagens
No evento, também houve o “Prêmio professor meu orgulho”, que homenageou sete professores de educação física que estão se aposentando das salas de aula da DDZ Leste 1. O professor Sidney Ferreira agradeceu a singela homenagem. “Sinto que deixei um grande valor profissional e sempre seremos, eu e os demais colegas, bem reconhecidos perante as escolas e a Semed”, declarou o professor.
Além disso, também receberam essa homenagem, os membros da mesa de cerimônia, entre eles o professor Carlos Guedelha, subsecretário de Gestão Educacional, o secretário Pauderney Avelino e o vereador Fransuá.
— — —
Texto – Andrew Ericles / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed
Disponíveis em – https://bit.ly/34qOpln