Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo conclui levantamento sobre os impactos da cheia em áreas do Prosamim
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Governo conclui levantamento sobre os impactos da cheia em áreas do Prosamim

28/05/2021
Compartilhar

O Levantamento foi realizado pelas subcoordenadorias de Planejamento, Controle e Gestão e de engenharia da UGPE, através de visitas nos residenciais do programam, onde puderam avaliar o nível das águas em relação às áreas do Prosamim.
Há 46 minutos
Por Agência Amazonas

Impactos da cheia recorde do Rio Negro nas áreas do Prosamim. Foto: Tiago Corrêa / UGPEO Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), concluiu o levantamento iniciado nesta semana para avaliar os impactos da cheia recorde do Rio Negro nas áreas de intervenção do programa social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

O programa, durante seus 15 anos de existência, já retirou dos riscos das alagações mais de 82 mil pessoas localizadas nas zonas sul e oeste da capital, essas zonas da cidade são banhadas pelas bacias do São Raimundo e do Educandos, que sofrem influência direta do nível das aguas do Rio Negro.

O Prosamim é um programa de saneamento que busca solucionar problemas socioambientais que afetam a população da capital, especificamente os moradores de leitos de igarapés ou áreas alagadiças abaixo da cota de 30 metros do Rio Negro.

O levantamento realizado pela UGPE utilizou o software OpenFlows Flood, que através de modelagens virtuais, simula inundações e os possíveis impactos em áreas urbanas, ribeirinhas e costeiras. O software utiliza modelos numéricos especialmente distribuídos para simular processos hidrológicos e hidráulicos que ocorrem nas bacias dos rios, incluindo a precipitação, infiltração, fluxo de canal e fluxo subterrâneo.

Impactos da cheia recorde do Rio Negro nas áreas do Prosamim. Foto: Tiago Corrêa / UGPEDurante o levantamento, as equipes técnicas das subcoordenadorias avaliaram as condições ambientais e sanitárias existentes, observando o nível das águas dos igarapés e suas possíveis interferências nas áreas.

Impactos da cheia recorde do Rio Negro nas áreas do Prosamim. Foto: Tiago Corrêa / UGPE“As intervenções do Prosamim são planejadas levando em consideração os dados históricos de cheia do Rio Negro, portanto, a cota de 30 metros do Rio, como parâmetro para as ações de reassentamento (retirada das famílias que vivem abaixo desta cota) e construções de novos residenciais. As projeções da CPRM para o ano de 2021 indicam a possibilidade de que o rio atinja até 30,50m. Alguns residenciais, como o Residencial Gilberto Mestrinho, no leito do Igarapé do 40, está na cota 30,20m, portanto, ainda 23cm acima do nível atual do Rio.

O subcoordenador de Planejamento, Controle e Gestão da UGPE, Leonardo Barbosa, afirma que o relatório foi construído a partir dos dados técnicos coletados em campo pelos engenheiros e arquitetos, somados aos dados das simulações do software OpenFlows FLOOD, a partir das projeções para a cheia, previstas pela CPRM.

O subcoordenador salienta que o levantamento realizado utiliza tecnologia de ponta, inserida na metodologia BIM (Building Information Modeling), e nos possibilita quantificar os impactos conforme a progressão da cheia, estabelecendo marcos a partir dos quais se torna necessário tomar medidas imediatas de contingência, conforme a cota específica de cada residencial.

O nosso levantamento nos possibilita visualizar caso o pior cenário se concretize, o que impõe que façamos, preventivamente, o monitoramento e planejamento de ações emergenciais junto aos órgãos competentes, para o caso de eventual necessidade, visando sempre resguardar os beneficiários do Programa.

“A intenção do nosso monitoramento é prever os possíveis impactos que a chuva PODE trazer aos beneficiários do Prosamim; e articularmos ações em tempo hábil com nossos parceiros, a exemplo da Defesa Civil do Município, para garantir a segurança de nossos beneficiários”, afirmou Campêlo.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirmou que a partir dos dados coletados e do relatório produzido, serão convocados os órgãos do estado e do município para que juntos possam ter o tempo hábil no planejamento de ações que diminuam os impactos das cheias nessas áreas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Atletismo amazonense brilha no Sul-Americano Master

17/11/2025
Geral

FUnATI: 18 anos de inovação e cuidado ao idoso

17/11/2025
Geral

Estado de atenção em Manaus por chuvas intensas

17/11/2025
Geral

Caravana Natalina – David Almeida na Ponta Negra

16/11/2025
Geral

Caravana natalina em Manaus promove união e alegria

16/11/2025
Geral

Asfaltamento rural Manaus: Vantagens e melhorias para a zona rural

16/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus