Em apoio ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT-11) aderiu à campanha “24 horas pelo Glaucoma” após o convite do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce e tratamento da doença. Como parte do movimento, o TRT-11 iluminou o prédio sede da Justiça do Trabalho – Amazonas e Roraima com a cor verde, além de divulgar nas redes sociais vídeos e informativos sobre a doença.
A campanha ocorre em sintonia com a Lei no 10.456/2002 que institui 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença considerada como a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.
No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.
Glaucoma
Trata-se de uma doença ocular crônica sem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
A programação da campanha conta com vídeos, informativos sobre o glaucoma e atendimento com oftalmologistas voluntários. Mais informações no site da campanha (www.24hpeloglaucoma.com.br) e nas redes oficiais do CBO.
Confira também os vídeos educativos sobre a doença na página oficial do TRT11 no Instagram: https://www.instagram.com/trt11oficial/
ASCOM/TRT11
Texto: Jonathan Ferreira, com informações do CNJ.
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.