Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Atual gestão do Governo do Estado retirou 4.800 pessoas de áreas de alagações
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasDestaque

Atual gestão do Governo do Estado retirou 4.800 pessoas de áreas de alagações

25/05/2021
Compartilhar

No ano em que se prevê a maior cheia histórica do Rio Negro, o Governo do Estado ressalta o número de famílias que foram retiradas de áreas alagadiças por meio do programa social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na gestão do governador Wilson Lima.

Ao todo, 4,8 mil pessoas foram afastadas dos riscos das alagações e reassentadas dos leitos dos igarapés do 40 e Mestre Chico, ambas áreas de intervenção do Prosamim, localizadas na zona sul de Manaus.

As duas intervenções estão acontecendo simultaneamente, sendo as obras do igarapé do 40 localizadas no trecho entre as avenidas Silves e Maués, nos bairros Japiim e Cachoeirinha; e as obras no igarapé Mestre Chico, situadas entre as avenidas Leonardo Malcher e Parintins, bairro Praça 14. As intervenções contemplam obras de mobilidade urbana e requalificações urbanísticas, proporcionando melhoria de qualidade de vida das pessoas que residiam nas margens dos igarapés e do seu entorno.

É a partir dos reassentamentos que podem ser executadas as obras urbanísticas que fazem parte da terceira fase do Prosamim. No igarapé do 40, o programa vai construir uma nova via interligando o Distrito Industrial ao Centro da cidade, por meio de uma nova via que ligará a avenida Silves à avenida Manaus Moderna, além da criação de espaços de convívio social e prática esportiva, a requalificação dos campos do Betaião e Noroeste será contemplada pelo projeto.

As intervenções executadas no igarapé Mestre Chico abrangem a construção de um NOVO parque urbano, bem como obras de macro e microdrenagem, esgotamento sanitário, academias ao ar livre, paisagismo, plantio de mudas, quadras multiuso, playground e calçadas.

A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, afirma que do igarapé do 40 já foram reassentadas quase 900 famílias, e do igarapé Mestre Chico foram mais 120 famílias.

“A maioria dessas famílias se não tivessem sido reassentadas pelo Governo do Estado estariam sofrendo com os perigos das alagações devido a subida do nível do Rio Negro.

O coordenador executivo da UGPE, o engenheiro civil Marcellus Campêlo afirma que as ordens do governador Wilson Lima foram que as ações do Prosamim fossem priorizadas.

“Desde abril de 2019, quando foi anunciada a intervenção da Silves e Maués, onde residiam quase mil famílias, o governador Wilson Lima ordenou que se criasse uma força-tarefa entre as secretarias que compõem a estrutura do governo, para que se desse a celeridade necessária aos processos de reassentamento dessas famílias. Mesmo com o impacto da pandemia, avançamos muito, e hoje quase 4,8 mil pessoas estão vivendo com mais dignidade e longe das alagações”, afirmou Campêlo.

———

Por Agência Amazonas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus, Maués, Parintins, Silves
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Semana das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ reúne palestras, oficinas e 11ª edição do Bazar em Manaus

25/03/2026
Governo do Amazonas

UTI Top Performer 2026 confirma avanços e reconhece duas unidades de alta complexidade no Amazonas

25/03/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas recebe prêmio nacional por qualidade urbanística de residencial do Amazonas Meu Lar

25/03/2026
Governo do Amazonas

Novo rastreio do câncer de colo de útero com teste DNA-HPV é implantado em 12 municípios do Amazonas

25/03/2026
Governo do Amazonas

Cigás detalha expansão da rede e benefícios do gás natural no Amazonas durante conferência

25/03/2026

Amazonas realiza II Workshop sobre recursos hídricos e mudanças climáticas em Manaus com pesquisadores e gestores

25/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus