A coordenadora estadual de saúde da Criança da SES-AM, Rhamilly Amud, reforçou a importância do alinhamento das estratégias de fortalecimento da saúde materno-infantil, estabelecidas pelo Ministério da saúde, e do aprimoramento das políticas públicas de saúde.
A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (19/05), reunião de organização e aprimoramento das políticas de saúde da criança e da mulher. A iniciativa, do Departamento de Atenção Básica (Dabe) e da Secretaria Executiva Adjunta de Políticas em saúde (Seaps) da SES-AM, visa o fortalecimento da REDE de assistência materno-infantil e está entre as ações do Programa saúde Amazonas.
A ação tem como objetivo a manutenção do credenciamento e do título de Hospital Amigo da Criança (IHAC) e da Mulher, concedido a oito maternidades do Amazonas, dessas, sete são da REDE estadual e uma do município. Na reunião, as gestoras apresentaram a execução das ações de estratégia QualiNeo, da REDE Cegonha, do Método Canguru, da triagem neonatal, Palivizumabe, Ápice on e da Causa Raiz na REDE materna infantil.
“Estamos verificando o status atual de cada estratégia dentro das maternidades, para identificar quais as demandas são mais urgentes, para começar a capacitar os profissionais e direcionar planos de ação. Já trabalhamos com essas estratégias visando diminuir a mortalidade infantil no Estado”, explicou a coordenadora.
Também participou da reunião representante da Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Semsa Manaus), com a exibição das ações de saúde na REDE materno-infantil desenvolvidas pelo município.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Larissa Cavalcante/SES-AM
