O vereador Peixoto (PTC) votou favorável ao “Auxílio Operação Cheia 2021” que vai pagar R$ 200 por dois meses, para mais de 45 mil famílias afetadas pela subida das águas do Rio Negro em Manaus. A matéria com a mensagem governamental tramitou em regime de urgência nesta segunda-feira (17/5), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.“Votei sim, porque precisamos agir com urgência e ajudar essas famílias que vão precisar ser retiradas das suas casas, em razão desta que pode ser a maior cheia da história da cidade de Manaus”, ponderou Peixoto.
Várias secretarias estarão envolvidas no processo, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) será responsável por fazer o cadastro das famílias atingidas pela cheia, com base nas informações levantadas pela Defesa Civil da Casa Militar do Município. Já o benefício será pago com Recursos do Fundo Manaus Solidário (FMS).
Peixoto destacou também o esforço e trabalho da gestão do município para conter o avanço das águas e diminuir os prejuízos econômicos aos comerciantes. “Na área do centro da cidade, ao longo da avenida Eduardo Ribeiro, a prefeitura está construindo barricadas para conter o avanço das águas”, ressaltou Peixoto.
O município também tem acompanhado a cota do Rio que hoje, por exemplo, atingiu 29,72 m, a terceira maior marca já registrada, ficando abaixo apenas de 2012 (que marcou 29,97m), e 2009 (que atingiu a cota de 29,77m).
“Os dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), indicam que a cheia de 2021, deverá ser a quinta maior já registrada em Manaus”, salientou o vereador Peixoto.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM