A Lei número 1.561/2011, de autoria do vereador Luis Mitoso (PTB), que instituiu no calendário manauara, o Dia Municipal de Doação de Leite Materno, completou 10 anos, nesta segunda-feira (17/5). A data é comemorada todo dia 1 de outubro.“A finalidade é estimular, no âmbito local, o debate coletivo e assegurar o amplo conhecimento sobre a importância e benefícios do leite materno, promovendo a sensibilização das mulheres aptas a doação estoques nas maternidades de Manaus”, ilustrou.
O parlamentar lembrou que, embora já exista na capital um programa de coleta de leite materno, esse público-alvo beneficiário ainda não é totalmente atendido.
“Daí a importância de promover a doação de leite e difundir conhecimentos sobre a importância do leite humano para o desenvolvimento e a saúde da criança. Foi pensando nisso que sugeri o, então, projeto de lei que foi acatado pelo município, tornando-se lei”, ratificou.
A coleta domiciliar do leite materno pode ser feita por agendamento pelo telefone: (92) 99466-0510 ou a doação pode ser feita na própria maternidade, localizada na Avenida Brasil, 1.335, na Compensa I, zona Oeste.
Leite do meu filho
O Programa ‘Leite do Meu Filho’ também é fruto de uma indicação do vereador Luis Mitoso ao Executivo Municipal, que tem como finalidade reforçar a alimentação de crianças em situação de vulnerabilidade social e é considerado o mais importante programa social de Manaus.
———
Texto: Adeilson Albuquerque – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM