Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Faar e Exército firmam parceria para uso da Vila Olímpica como alojamento da Operação Acolhida
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteGoverno do Amazonas

Faar e Exército firmam parceria para uso da Vila Olímpica como alojamento da Operação Acolhida

13/05/2021
Compartilhar

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), firmou uma parceria com o Exército Brasileiro para a utilização das dependências do hotel da Vila Olímpica de Manaus como NOVO posto provisório de alojamento de Trânsito Manaus (ATM), da Operação Acolhida, que tem como objetivo dar suporte e abrigo a refugiados venezuelanos na cidade.

A parceria foi formalizada nesta quarta-feira (13/05) em evento realizado na própria Vila Olímpica, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, onde estiveram reunidos o diretor-presidente da Faar, Jorge Elias Costa, e o coordenador adjunto da Operação Acolhida, coronel Alei.

De acordo com Jorge Elias Costa, o vínculo solidário entre a pasta e os gestores da operação se fez necessário após o Posto de Interiorização e Triagem (PTRIG) e o ATM, situados na avenida Torquato Tapajós, terem sido gravemente danificados em decorrência da forte chuva que assolou a capital amazonense no último dia 3 de maio, deixando dezenas de imigrantes desabrigados.

“Nós recebemos o coronel Alei no dia seguinte, e ele nos solicitou um prazo para que eles pudessem finalizar a obra de reconstrução. Automaticamente liguei para o nosso governador, e ele autorizou por mais 60 dias ou o tempo que for necessário para que se reconstrua o abrigo da Torquato Tapajós”, explicou o diretor-presidente da Faar.

alojamento

O abrigo provisório conta com acomodações para cem refugiados venezuelanos. Desde a data do incidente, já passaram pelo local 197 imigrantes, que contam com suporte do Governo do Estado; da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR); da Organização Internacional para Migrações (OIM); da Federação Fraternidade Humanitária Internacional (FFHI),parceira do ACNUR; do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no atendimento básico de saúde e assistência social.

Para ter acesso ao abrigo, é necessário que os interessados se dirijam ao Posto de Interiorização e Triagem que voltou ao funcionamento nesta terça-feira (11/05) na avenida Mário Ypiranga, 3.280, ao lado do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O horário de atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

“É um trabalho conjunto entre Forças Armadas, agências da ONU, Ministério da Cidadania, mas no intuito de verificar quem tem interesse. É um programa voluntário, (é necessário) documentação adequada, vacinas e que se esteja seguro, sem coronavírus, também para ter a segurança de viajar para outros estados e ser recepcionado por governos globais, no Brasil inteiro”, explicou a oficial de campo da ACNUR, Catalina Sampaio.

———

Por Agência Amazonas
Foto: Arthur Castro/SECOM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Semana das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ reúne palestras, oficinas e 11ª edição do Bazar em Manaus

25/03/2026
Governo do Amazonas

UTI Top Performer 2026 confirma avanços e reconhece duas unidades de alta complexidade no Amazonas

25/03/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas recebe prêmio nacional por qualidade urbanística de residencial do Amazonas Meu Lar

25/03/2026
Governo do Amazonas

Novo rastreio do câncer de colo de útero com teste DNA-HPV é implantado em 12 municípios do Amazonas

25/03/2026
Governo do Amazonas

Cigás detalha expansão da rede e benefícios do gás natural no Amazonas durante conferência

25/03/2026

Amazonas realiza II Workshop sobre recursos hídricos e mudanças climáticas em Manaus com pesquisadores e gestores

25/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus