Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governador Wilson Lima vistoria obra da maior Estação de Tratamento de Esgoto do Norte, no bairro Educandos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria obra da maior Estação de Tratamento de Esgoto do Norte, no bairro Educandos

13/05/2021
Compartilhar

Com previsão de inauguração para o próximo semestre, a ETE vai beneficiar 190 mil pessoas da zona sul e oeste da capital, com capacidade para tratar 300 litros por segundo (l/s) de esgoto. As informações são da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que coordena o Prosamim.

Estação de tratamento de esgoto (ETE). FOTOS: Diego Peres/SecomO Governo do Amazonas está construindo a maior Estação de tratamento de esgoto (ETE) da região Norte do país, no bairro Educandos, zona sul de Manaus. O canteiro de obras da ETE do Sistema de Esgotamento Sanitário do programa social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) foi vistoriado, nesta quarta-feira (11/05), pelo governador Wilson Lima.

A construção da ETE faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário construído na bacia do São Raimundo. O sistema conta com 31 quilômetros de redes de coleta de esgoto e seis estações elevatórias, distribuídas nos bairros Centro, Presidente Vargas, Glória, São Raimundo, Santo Antônio e Aparecida. Essas estações elevatórias foram entregues pelo governador Wilson Lima em junho de 2020.

“Nós iniciamos a obra dessa estação de tratamento praticamente do zero no início do governo, em 2019. E, com pouco mais de dois anos, a gente está entregando essa estrutura, que vai beneficiar muito a cidade de Manaus. E o tratamento de esgoto está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, então isso vai fazer com que o nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) aumente, e a gente dá um presente para Manaus, que tem um percentual muito pequeno de tratamento de esgoto”, ressaltou o governador.

A construção da ETE está orçada em R$ 44.493.894,05. Desse montante, 75% foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Outros 25% são recursos estaduais.

As obras da ETE, que tiveram início em dezembro de 2018, registram desde 2019 um avanço de 98% de execução, mesmo com a pandemia de Covid-19, que prejudicou o cronograma de obras. Os testes mecânicos nas tubulações e bombas que foram instaladas no sistema já começaram a ser realizados.

A ETE vai tratar parte das redes de esgotamento sanitários construídas nas fases I e II do Prosamim, além de redes nas zonas sul e oeste. Quando concluída, a ETE será repassada para a Prefeitura de Manaus que, por sua vez, vai entregar a operação do sistema à concessionária Águas de Manaus, de acordo com o contrato de concessão.

Wilson Lima destacou que, em 14 anos do Prosamim, é a primeira ETE do programa. A estrutura moderniza uma Estação de Pré-Condicionamento (EPC) que existia no local construída na década de 1970. O governador ressaltou, ainda, que ETE foi erguida no mesmo espaço da EPC, com equipamentos modernos. Hoje, estações de tratamento desse porte ocupam grandes áreas.

———

Por Agência Amazonas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Escola de Capoeira Luta de Libertação encerra ciclo anual de oficinas e gradua cerca de 100 alunos no CCPA

19/12/2025
Governo do Amazonas

Idam libera subvenção estadual de R$ 49,4 mil a 127 seringueiros de Eirunepé na safra 2024/2025

19/12/2025
Governo do Amazonas

Centro de Mídias do Amazonas é selecionado em edital para implantar Steam Amazonas e ampliar práticas pedagógicas com tecnologias

19/12/2025
Governo do Amazonas

Vila Aberta Para Todos promove aulão de defesa pessoal feminina na Vila Olímpica de Manaus neste domingo (21/12)

19/12/2025
Governo do Amazonas

Recapeamento asfáltico em Tapauá avança com 28 vias entregues pelo Programa Asfalta Amazonas

19/12/2025
Governo do Amazonas

Reencontro familiar garante retorno de adolescentes de Manaus a Palhoça após decisão judicial

19/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus