Representantes de cinco fundações apresentaram seus projetos e ações presentes no programa, lançado em agosto de 2020, com a missão de reorganizar e modernizar a REDE estadual de saúde.
Secretários, gestores e gerentes de projetos das Fundações de saúde do Estado participaram do Ponto de Controle do Programa saúde Amazonas, na segunda-feira (10/05), na sede da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM).
O secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, destacou que o encontro promoveu a integração e oportunizou um momento histórico. “As fundações da REDE de saúde do Estado do Amazonas são órgãos da administração indireta, com autonomia administrativa e financeira e estão trazendo para dentro da SES-AM, no Programa saúde Amazonas, os seus projetos prioritários de execução”, explicou.
Projetos
Cerca de 50 projetos foram apresentados, destacando revitalizações nas unidades, reordenamento da assistência, reestruturação e modernização da gestão das Fundações.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Dra. Socorro Sampaio, o programa permite uma atuação em conjunto. ”Eu tenho visto não só nos projetos, mas que está havendo no momento é uma aproximação muito maior das fundações com a Secretaria e também entre as próprias Fundações. Isso é bastante importante para nós, desenvolver um trabalho em conjunto, ver o que nós Podemos aperfeiçoar nas atividades”, disse.
Para o titular da SES-AM, a reunião com as fundações fortalece o trabalho da saúde pública em todo o Estado. “Isso faz com que todos consigam entender os projetos, compreender a sua dimensão e a importância para a REDE, assim, cada um dá sugestões e também identifica dentre os projetos as similaridades entre os mesmos para podermos refinar e aperfeiçoar os recursos que estão destinados ao Programa saúde Amazonas”, disse.
Prioridades
– Entre as prioridades destacadas pelas Fundações, estão as voltadas para a Governança em Tecnologia da Informação que, de acordo com o diretor presidente da FCecon, é o ponto mais comum entre as necessidades das instituições. “Essa é a base de todo movimento, não existe outra a não ser essa, sem essa base em TI vamos ficar parados no tempo, até para discutir câncer hoje em dia, a gente não consegue sem a tecnologia da informação”, ressaltou.
Durante o Ponto de Controle, estiveram presentes representantes da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM), a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM).
———
Por Agência Amazonas
Foto: Daniel Oliveira/SES-AM
