Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Em um mês, operação “Tamoiotatá” embarga mais de dois mil hectares em propriedades com desmatamento ilegal
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Em um mês, operação “Tamoiotatá” embarga mais de dois mil hectares em propriedades com desmatamento ilegal

07/05/2021
Compartilhar

Mais de dois mil hectares foram embargados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) no primeiro mês da operação “Tamoiotatá”, nos municípios de Apuí e Humaitá, no sul do estado. Ao todo, os autos de infração somaram R$ 10,4 milhões. A operação do governo do Estado contou com apoio estratégico e tático dos órgãos do sistema de segurança pública.

Durante as ações focadas no combate ao desmatamento e às queimadas, foram apreendidos 443,20 metros cúbicos de madeira, sendo 266,72 em toras e 176,48 serradas. De acordo com o capitão do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), Victor Vasconcelos, além da fiscalização, os policiais trabalham para garantir a segurança das vistorias.

“Trabalhamos na parte de segurança da equipe e fiscalizando os pontos que já foram passados anteriormente, para verificar in loco se realmente teve a derrubada das árvores e desmatamento, buscando coibir os crimes ambientais. Além disso, atuamos na apreensão de madeira ilegal”, salientou.

As áreas embargadas pelo Ipaam representam propriedades que foram identificadas com queimadas ou desmatamentos não autorizados. Em 30 dias, sete termos de apreensão foram realizados e 15 pontos fiscalizados.

Duas bases similares ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foram instaladas em áreas estratégicas no sul do Amazonas. O fiscal do Ipaam, Paladino de Jesus, explica que na operação são utilizados recursos de tecnologia como o uso de imagens de satélite em alta resolução.

“Nós utilizamos o sistema Avenza Maps. É um sistema de navegação onde é colocado determinado ponto de desmatamento e ele nos leva até o local. A partir disso, vamos localizar o responsável da área, o tamanho do local e responsabilizar o infrator”, afirma.

A ação reúne a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), o Ipaam, além do Batalhão Ambiental da polícia Militar, a polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas.

Combate aos crimes ambientais 

A operação “Tamoiotatá” é resultado de uma avaliação dos resultados obtidos na Operação “Curuquetê 2”, que atuou contra crimes ambientais no sul do Amazonas, de junho a novembro de 2020. Uma novidade deste ano é que as equipes contam com duas bases paralelas de atuação, uma no município de Apuí e outra em Humaitá, a fim de ampliar a presença do Estado na região.

Considerando o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AM), lançado em junho de 2020, será almejada para a presente Operação a meta de redução de 5% nas taxas de desmatamento e queimadas, no comparativo com o ano anterior.

———

Por Agência Amazonas
FOTO: Pelegrine Neto/SSP-AM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Apuí, Bombeiros, Fiscalização, Humaitá, Meio Ambiente, Polícia, Polícia Civil, Polícia Militar, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Amazonas Meu Lar: Avanços no Dia Nacional da Habitação

21/08/2025
Geral

Prefeitura de Manaus: 315ª reunião do Codam

21/08/2025
Geral

Detran-AM promove segurança no trânsito em Ponta Negra

21/08/2025
Geral

Cadastro Ambiental Rural: Mutirão Ipaam em Manaus

21/08/2025
Geral

Prefeitura de Manaus: Fiscalização de Alimentos em Destaque

21/08/2025
Geral

Prosamin+ avança com a missão do BID em Manaus

20/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus