Um livro digital, que conta a experiência em sala de aula dos professores da rede municipal de ensino, foi lançado nesta terça-feira, 4/5, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Intitulado “Formação de Professores e Professoras: Lugares, Saberes e Subjetividade”, o trabalho pedagógico conta com artigos e resumos dos educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que participam do projeto Oficina de Formação em Serviço (OFS). O lançamento ocorreu pela TV do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (Lepete), da UEA.
Para a coordenadora do projeto OFS na Semed, Eglê Wanzeler, o material pedagógico é uma oportunidade dos educadores compartilharem os trabalhos e atividades realizadas nas escolas.
“O lançamento de um livro é sempre um evento alvissareiro, porque o livro é um produto que resulta de todo um processo de leituras, reflexões, pesquisa e escrita, no âmbito do projeto Oficina de Formação em Serviço da Semed. Principalmente em tempos de pandemia, lançar um livro que reúne diferentes saberes e fazeres pedagógicos, propondo diálogos e promovendo a articulação entre o ensino e a pesquisa, entre a Semed e a UEA”, comentou o subsecretário de Gestão Educacional (SSGE), da Semed, Carlos Guedelha, que participou do lançamento do livro digital.
“Essa produção partiu das experiências de formação, de estudos dos professores nas suas práticas cotidianas. Isso para mim é a parte mais importante, ver a escola como um lugar de conhecimento científico, sendo esse conhecimento de conteúdos técnicos, pedagógicos, didáticos, mas fruto de processo de reflexão, construções de dados e de uma pesquisa que o próprio professor fez ao longo de sua trajetória no projeto OFS”, enfatizou.
No total, o livro conta com 98 educadores da rede municipal de ensino, que trabalham nas modalidades de educação infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O livro foi publicado no ano passado, mas devido a pandemia da Covid-19, somente foi realizado o lançamento este ano. A previsão é fazer a tiragem impressa do livro de 500 a mil exemplares, no mês de julho, para serem distribuídos nas unidades de ensino.
Projeto OFS
O projeto Oficina de Formação em Serviço teve início em abril de 2011 e é desenvolvido em nove escolas da Semed, e conta com cinco fases. Entre elas estão um levantamento das condições estruturais e pedagógicas; e depois a realização de oficinas de formação, considerando as bases teórico-metodológicas. Após os professores aprenderem a construir seus respectivos projetos, eles são implantados nas escolas.
———
Fotos – Divulgação / Semed
Texto – Paulo Rogério / Semed