Quatro dos nove locais fiscalizados foram interditados pela CIF. O bar Cervejaria 161, localizado na rua Simão Bolívar, Centro da cidade, foi interditado pelo Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), e notificado pelo Corpo de Bombeiros, por irregularidades como a de funcionar como bar na modalidade principal, o que está proibido. Na mesma rua, o bar The Garden também foi autuado pelo Procon por aglomeração.
Entre a noite de sexta-feira (30/04) e a madrugada de hoje (1º/05), agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) vistoriaram nove estabelecimentos, entre bares e festas clandestinas que descumpriam o decreto governamental, promovendo aglomerações. Durante a ação, um bar com mais de 300 pessoas foi fechado. As ações ocorreram nas zonas sul, centro-sul e leste de Manaus. Ainda durante as fiscalizações, duas pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia.
Já na zona leste, na avenida Itacolomy, bairro Armando Mendes, dois estabelecimentos foram interditados. No momento da chegada dos fiscais, mais de 300 pessoas estavam no bar pub Amor Eu Vou Dormir. O bar funcionava com som ao vivo e foi interditado pela Visa Manaus. Na mesma avenida, o Bar Blue Night também foi fechado pela Visa Manaus por irregularidades e por estar com pessoas além da capacidade do local. Os donos dos bares foram conduzidos à central de flagrantes deste tipo de ocorrência, que funciona na Delegacia Geral.
Ainda no Centro de Manaus, na rua São Clemente, o bar do Seu Zé foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), e notificado pelo Corpo de Bombeiros, por estar funcionando como bar na modalidade principal, entre outras irregularidades.
Ação conjunta
A CIF, coordenada pela SSP-AM, conta com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e do Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM).
A fiscal sanitária Luciana Fares, da Visa Manaus, disse que a maioria dos estabelecimentos vistoriados estavam promovendo aglomeração de pessoas. “Recebemos uma denúncia, na zona leste, de dois estabelecimentos que estavam promovendo festas. Com a chegada da CIF, constatamos a veracidade da denúncia e encerramos as festas. Os donos dos estabelecimentos foram encaminhados à Delegacia Geral”, salientou a fiscal.
Denúncias
Delações referentes a estabelecimentos comerciais ou festas clandestinas, que descumprem decreto governamental ou apresentem outras irregularidades, podem ser feitas ao 190 ou ao 181, o disque-denúncia da SSP-AM.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Carlos Soares/ SSP-AM