O Giam é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para expandir o diálogo entre o Estado e a gestão municipal, a fim de alinhar as estratégias de conservação e sustentabilidade. A atividade resulta em um plano de ação integrado, com ênfase no desenvolvimento e na execução das políticas públicas ambientais.
Há 11 horas
Por Agência Amazonas
Entre as principais pautas discutidas esteve o desenvolvimento do ecoturismo na região – FOTO: Jamile Alves/SemaO Projeto Gabinete Itinerante Ambiental (Giam) chegou ao município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus) nesta quinta-feira (29/04). A ação reuniu representantes do Governo do Estado e do Município, a fim de potencializar a gestão ambiental do Amazonas. Entre as principais pautas discutidas esteve o desenvolvimento do ecoturismo na região.
“Essa ação é muito relevante, pois precisamos ter a garantia de um mercado turístico regulado e cumpridor da legislação ambiental, com a inserção das comunidades tradicionais na cadeia produtiva e com os recursos voltando para o Município, para que mais investimentos possam ser feitos no ecoturismo e, também, na conservação ambiental, para continuar fomentando essa cadeia produtiva”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, que conduziu a agenda.
Novo Airão é o segundo município do Amazonas a receber o Gabinete Itinerante. A programação teve início pela manhã, com uma reunião com o prefeito da cidade, Frederico Júnior. Além dele e do secretário da Sema, estiveram presentes o vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ruy Mendonça, e o gerente de pesca do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gelson Batista.
A reunião resultou em encaminhamentos para estudar a implementação de novos acordos de pesca, a fim de estabelecer um novo polo de pesca esportiva no Amazonas, a partir das Unidades de Conservação do Estado, para incentivar a geração de renda turística para o Município. Entre as agendas discutidas também esteve a reativação do polo moveleiro da cidade, a partir das matérias-primas provenientes das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Aturiá Apuazinho e Puduari Solimões, por meio de planos de manejo de pequena escala.
Pela tarde, a comitiva do Giam participou de um segundo encontro, desta vez com secretários municipais de Meio Ambiente, Agricultura e de Turismo. Também estiveram presentes representantes locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O prefeito da cidade, Frederico Júnior, destacou a importância do diálogo mais próximo entre Estado e Município. “Estamos muito felizes com a vinda do gabinete itinerante. O governador Wilson Lima vem fazendo vários investimentos no município, para realmente transformar Novo Airão em um polo turístico. Isso é muito relevante, pois nossa cidade tem um grande potencial e discutimos soluções para destravar problemas antigos”, disse.
“Também alinhamos uma ação para revitalizar o Parque Municipal da Cacimba, que é mais uma estratégia para reforçar o turismo e acessar, inclusive, recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente para que essa infraestrutura possa ser mais adequada para recepcionar o turista na nossa região. Está prevista ainda uma discussão com a Secretaria de Turismo e as comunidades, para definirmos regras para a reabertura das Unidades de Conservação para o ecoturismo e o turismo de base comunitária”, completou Taveira.
Durante o primeiro dia do Gabinete Itinerante Ambiental em Novo Airão, foi assinado ainda um termo de cessão de duas lanchas rápidas para a prefeitura, pertencentes ao patrimônio da Sema, para uso em atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia no município.
Representando o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff, o vice-presidente da entidade, Ruy Mendonça, destacou ações do Governo do Amazonas para fomentar a retomada do turismo pós-pandemia. “Existe já uma ideia do Município de transformar Novo Airão em uma cidade modelo para o turismo no Amazonas. Recentemente o Estado aprovou uma Lei que concede auxílio emergencial para os trabalhadores do turismo e, além disso, uma linha de crédito está sendo pensada para fomentar essa atividade”, ressaltou.
Também fazem parte da comitiva a secretária-executiva da Sema, Raquel Queiroz Said; o chefe do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação da Sema (Demuc), Rogério Bessa; além dos gestores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e do Parque Rio Negro Setor Norte, Miqueias Santos e Kleber Bechara, respectivamente.
Programação
A programação na cidade encerra nesta sexta-feira (30/04), com uma visita da comitiva em pontos estratégicos para a gestão ambiental de Novo Airão, como o Parque Municipal da Cacimba, o Parque Nacional de Anavilhanas e a área de lixo do município.