A Prefeitura de Manaus realiza virtualmente até sexta-feira, 30/4, uma programação alusiva à Semana Municipal de Conscientização do Autismo, com o tema “Respeito para todo o espectro”, destinada aos alunos da escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As atividades on-line fazem parte das ações da gestão do prefeito David Almeida em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado dia 2 de abril.
De acordo com Helivan Dantas, gestor da escola André Vidal Araújo, a programação, que iniciou na segunda-feira, 26/4, contribui para o desenvolvimento dos alunos, mesmo durante o período de isolamento social.
Devido à pandemia da Covid-19, as atividades pedagógicas são realizadas on-line, por meio do Google Meet, Youtube, Whatsapp, Facebook e Instagram.
“A Semana envolve atividades pedagógicas por meio da coordenação motora. Nós promovemos atividades que eles possam se desenvolver, destacando talentos e habilidades que eles não tinham e que agora, com a integração e a socialização com outras pessoas, passam a absorver e participar mais pedagogicamente”, explicou.
Palestra
“A nutrição tem um impacto importantíssimo na alimentação, principalmente quando estamos falando do autista, porque ele já tem dificuldade de detoxificação. Essa alimentação precisa ser limpa em todos os sentidos. Quando eu falo limpa, que não tenha agressores externos. A importância da síndrome do autista de fazer uso de uma alimentação adequada é primordial”, salientou.
Com o tema “Nutrição X Autismo”, a nutricionista clínica funcional Sálvia Viviane Agra Belota, 44, será a palestrante na programação nessa quinta-feira, 29/4, às 19h, pelo Google Meet. De acordo com ela, é fundamental que todos saibam a importância da alimentação para o referido público-alvo.
Atividades
“As atividades da escola para minha filha são muito importantes, não só no aspecto de aprendizagem, mas também de convivência e no relacionamento em geral, porque depois que ela começou a estudar na escola melhorou muito na questão de convivência e comportamento. É muito importante as atividades extracurriculares, que não são poucas, e nessa semana não será diferente”, completou.
A doméstica Fabrícia Rose Medeiros, 37, mãe da aluna do 2º ano Júlia Camila Ribeiro Sena, 10, afirmou que sempre participa das atividades e programações que a escola realiza com os alunos.
TEA
Atualmente, a escola municipal André Vidal de Araújo atende um total de 500 alunos. Destes, 84 são estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
O autismo — que tem como nome técnico oficial Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.
Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.
Programação:
Palestra – Médico Francisco Tussolini – Neurologista Infantil
28/4 – (Quarta-feira)
Horário – 19h
Tema – Autismo em Tempos de Pandemia – Qual a saída para pais e professores?
Local – Pelo Google Meet, somente para o público interno e convidados.
Palestra – Sálvia Belota – Nutricionista Clínica Funcional
29/4 – (Quinta-feira)
Horário – 19h
Tema – Nutrição X Autismo
Local – Pelo Google Meet, somente para o público interno e convidados.
Live – Culto Ecumênico
30/4 – (Sexta-feira)
Convidados (representante evangélico e espírita)
Mediador – Cantor Célio Costa
Horário – 19h
Local – Pelo YouTube do cantor Célio Costa
Live – Papo de Gestor
30/4 – (Sexta-feira) – Após o culto ecumênico
Convidado – Vereador Rodrigo Guedes – Presidente da Comissão Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Manaus (CMM)
Mediador – Helivan Dantas
Tema – Qual a missão da Comissão dos Direitos das PcDs da CMM?
Local – Instagram do diretor Helivan Dantas
———
Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Divulgação / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVrLmHL