O vereador William Alemão (Cidadania) aproveitou a participação dele como convidado na primeira reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus, nesta terça-feira (27/4), para defender que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) seja integrada de forma definitiva ao Fórum Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus.
Atual presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do legislativo municipal, o parlamentar representou a casa legislativa no evento e solicitou que a mudança seja efetuada dentro do próprio decreto que criou a nova instância, de número 5.049/2021.
De acordo com Alemão, a Câmara de Manaus deve fazer parte ativa das ações e tomadas de decisões da comissão, que tem a finalidade de promover e estimular a articulação entre os três pilares básicos da Zona Franca de Manaus: indústria, comércio e agropecuária; além de tornar-se porta de entrada para os principais anseios dos seguimentos que a compõem, especialmente no que se refere às políticas públicas.
O vereador ressaltou o equívoco e sugeriu que a prefeitura faça, para corrigi-lo, o mesmo procedimento em relação ao que fez recentemente na revogação de uma lei e aprovação de outra em cima.
“Que a Câmara tenha uma cadeira e que possamos fazer como foi feito há pouco tempo com a Dimitri, em que revogamos uma lei antiga e colocamos agora uma nova, em tempo recorde, que já está com o prefeito para ele sancionar. Então, essa proximidade é possível, para que a Câmara tenha acesso a todas essas discussões que vão se tornar constantes, de agora em diante”, disse.
Além de William Alemão, a 1ª Reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus compuseram a mesa o titular da titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Gomes de Oliveira Júnior, que representou o prefeito David Almeida (Avante) na reunião; o subsecretário operacional da Semtepi, Gustavo Igrejas; o superintendente da Zona Franca de Manaus, general Algaci Polsin; e os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Nelson Azevedo, e Federação do Comércio (Fecomércio), Aderson Frota.
Calendário
Após uma hora e meia de discussão, em que foram abordados vários assuntos relacionados ao momento da economia local e, consequentemente, ao modelo que ainda sobrevive às constantes crises e ameaças, os participantes aprovaram um calendário de reuniões, para que o fórum passe a trabalhar no conjunto de ações e políticas públicas que serão voltadas para a solução dos problemas do povo da cidade de Manaus.
De acordo a programação, o fórum terá mais quatro encontros: 22 de junho (2ª reunião), 17 de agosto (3ª reunião), 14 de outubro (4ª reunião) e 7 de dezembro (5ª reunião).
ForçasWilliam Alemão também destacou a importância dessa junção de forças, pela retomada da criação de empregos e renda para a população, após a longa crise provocada pela pandemia da covid-19.
“Acho que o foco dessa conversa, desse fórum, torna-se a geração de empregos. E eu não consigo, nesse momento, imaginar o tamanho da importância desse laço que está sendo colocado hoje, essa junção que nunca antes teve entre prefeitura e a zona franca. O quanto isso vai representar nas centenas de empregos, nessa recuperação econômica que Manaus precisa. Afinal de contas, estamos vivendo além da pandemia, esse desemprego, com muitas empresas falindo. Agradeço o convite, mas gostaria, até para acelerar o processo, que a Câmara tivesse uma cadeira dentro desse fórum”, finalizou.
———
Texto: Valdete Araújo – Assessoria de Comunicação do vereador Foto: Altemar Alcântara / Semcom