A cerimônia de abertura aconteceu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), com a presença do secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, da Diretora Acadêmica do Cetam, Rita Mara Garcia, e da chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap, Keyla Prado.
Há 13 horas
Por Agência Amazonas
Cerimônia de abertura aconteceu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) – FOTO: Divulgação/SeapO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), deu início aos cursos profissionalizantes do primeiro semestre de 2021, oferecidos aos reeducandos do sistema prisional do Amazonas, na manhã desta segunda-feira (26/04).
Cerca de 200 internos serão alcançados por esses primeiros cursos. Panificação, Instalação Elétrica de Baixa Tensão, Pedreiro, Bombeiro Hidráulico, Serigrafia e Pintor de Obras estão entre as profissionalizações que serão ensinadas a partir de amanhã (27/04), pelos professores do Cetam aos reeducandos inseridos no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”.
Só neste mês de abril serão um total de 1.130 horas de cursos de capacitação profissional, realizados dentro de todas unidades prisionais da capital, de Itacoatiara e com o público extramuro, que corresponde aos apenados do semiaberto, da Central Integrada de Acompanhamento de Alternativas Penais do Amazonas (Ciapa) e da Casa do Albergado de Manaus (CAM).
Para Rita Mara o sentimento de dever cumprido é o mesmo. “É maravilhoso você saber que está fazendo a diferença na vida dessas pessoas. E esse é o nosso objetivo, de que quando o apenado não estiver mais aqui dentro, ele estará lá fora com uma profissão e com um certificado em mãos comprovando que ele domina tal conhecimento. Que essa parceria continue por muitos anos, pois estaremos sempre à disposição da Seap para o que precisar”, declarou a diretora do Cetam.
O secretário-executivo da Seap agradeceu a parceria de 10 anos com o Cetam e ressaltou o progresso do sistema prisional, desde o início do atual Governo. “Aproveito a presença da diretora Rita Mara para agradecer pelos 10 anos de parceria entre Seap e Cetam. Quando o atual governo iniciou os trabalhos no sistema prisional só se falava em coisas ruins. Mas o governador Wilson Lima nos pediu que fizéssemos uma gestão diferenciada. E hoje nós ficamos felizes de saber que estamos cumprindo essa determinação, prova disso são cursos como esses que são oferecidos mensalmente, dentro e fora das cadeias para aqueles que buscam uma mudança de vida”, destacou Gioia.
Até novembro, quando finalizar o ano letivo do Cetam, será realizado um curso por mês, dentro de cada unidade prisional e com o público extramuro.
Trabalho em conjunto
Além do Cetam, as empresas cogestoras RH Multi, Reviver Administração Prisional Privada e New Life Gestão Prisional, também contribuem para a realização dos cursos dentro do sistema prisional.