A criança nasceu no dia 4 de março deste ano na Maternidade Ana Braga, prematura de 31 semanas e portadora de hidrocefalia por hemorragia periventricular decorrente da prematuridade.
O Instituto da Criança do Amazonas (Icam) realizou, neste sábado (24/04), a primeira cirurgia neurológica. O procedimento foi executado em uma criança do sexo feminino e com quase dois meses de vida (52 dias), diagnosticada com hidrocefalia, que segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Icam recebendo acompanhamento médico.
“Foi realizada uma derivação ventrículo peritoneal. Primeira neurocirurgia realizada no Icam, sendo inaugurado desta forma o serviço de neurocirurgia pediátrica eletiva. O único no estado do Amazonas. A cirurgia é essencial para que a paciente tenha um melhor desenvolvimento neurológico, diminuindo riscos de sequelas permanentes”, esclareceu a neurocirurgiã.
A cirurgia consistiu na introdução de um cateter intracerebral para tratamento da hidrocefalia, doença na qual ocorre o acúmulo de água dentro da cabeça, sendo um procedimento de curta duração, conforme explicou a neurocirurgiã e coordenadora do serviço de neurocirurgia, Cecília Grangeiro.
”Há mais de dez anos que esse serviço estava em projeto e hoje se concretizou. Temos a certeza de que vamos proporcionar um tratamento digno a vários pacientes que se encontram necessitando das cirurgias neurológicas. Hoje foi o começo de um serviço muito importante na área da saúde. Vamos avançando e proporcionando um SUS de excelência no atendimento pediátrico no estado do Amazonas”, afirmou.
Para a diretora do Icam, Silvia Picanço do Nascimento, a implantação do NOVO serviço de cirurgia neurológica infantil do Amazonas é um avanço na área da pediatria e no fortalecimento do Sistema Único de saúde (SUS).
Pós-cirurgia
A paciente apresenta quadro clínico estável, está na UTI em recuperação, sendo acompanhada pela equipe médica do Icam, e tem previsão para realizar nova tomografia do crânio neste domingo.
O procedimento cirúrgico foi conduzido pelos médicos neurocirurgiões Moyses Cohen e Wander Ferreira, e envolveu ainda uma anestesiologista e um instrumentador.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Divulgação/SES-AM
