O vereador Fransuá apresentou o Projeto de Lei para criar núcleos de estimulação precoce nas creches da Prefeitura Municipal de Manaus, na última terça-feira (21/4). A proposta tem como finalidade propiciar à criança com deficiência, nos seus primeiros anos de vida, experiência significativa para ajudá-las a alcançar um desenvolvimento pleno.
“O trabalho desenvolvido pelo núcleo ajudará no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e bebês com deficiência, além de outros inúmeros benefícios. Dessa forma, a prevenção e a estimulação precoce trarão uma qualidade de vida melhor para os usuários dos serviços promovendo a saúde das crianças”, explica o parlamentar.
Na estimulação precoce, a participação de uma equipe multiprofissional que tenha uma atitude receptiva e de cooperação é fundamental. Os profissionais que deverão compor a equipe multiprofissional são: psicólogos, assistentes sociais, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
O serviço atenderá bebês e crianças, de zero a três anos de idade, por meio da equipe multiprofissional, que atenderá a criança e a família com acompanhamento da secretaria municipal de Educação (Semed), de Assistência Social (SEMASC) e de Saúde (Semsa).
———
Texto: Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM