Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Alunos da rede estadual resgatam a cultura dos povos indígenas no Amazonas por meio de vídeos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Alunos da rede estadual resgatam a cultura dos povos indígenas no Amazonas por meio de vídeos

19/04/2021
Compartilhar

Valorizar e resgatar a cultura dos povos indígenas, por meio de apresentações sobre seus hábitos e costumes. Foi assim que os alunos do ensino fundamental da escola Estadual (EE) J.G. de Araújo, localizada na zona sul de Manaus, prestaram suas homenagens ao Dia do Índio, celebrado nesta segunda-feira, 19 de abril. A atividade, que acontece anualmente, teve seu formato alterado devido às aulas remotas, sendo realizada, agora, através de vídeos enviados via aplicativos de mensagens.

“Sempre trabalhamos a data, é uma forma de deixar sempre viva a memória cultural dos povos indígenas. Mas nesse formato [vídeo] é a primeira vez, e tivemos um retorno muito positivo. Contamos com o apoio dos pais, que estão sempre receptivos às nossas ações e ao aprendizado de nossos alunos”, relata a gestora da unidade, Socorro Falcão.

Na ocasião, os alunos apresentaram, através de vídeos, um pouco da história da culinária, moradia, instrumentos musicais, plantas medicinais, lendas, brincadeiras, artesanato e palavras de origem indígena.

A aluna Jéssica Gabriela, do 5° ano, produziu um vídeo explicando sobre os alimentos de origem indígena que fazem parte da culinária presente no nosso cotidiano. “A herança indígena tem uma forte presença na culinária brasileira. Temos vários ingredientes oriundos da cultura indígena, como, por exemplo, a mandioca, que dá origem a muitas receitas, como paçoca, mingau e tapioca, entre outros”, afirma Gabriela.

Homenagem

Ainda nesta segunda-feira (19/04), a Coordenadoria Distrital de educação 1 (CDE) prestou homenagem aos profissionais indígenas que atuam na área. “Nossa ideia é valorizar a cultura dos profissionais que atuam dentro das nossas escolas, além de afirmar a história dos povos indígenas”, afirma o coordenador distrital Adson Cordeiro.

Atualmente, a CDE 1 conta com nove profissionais indígenas em seu quadro educacional.

Dia do Índio 

Comemorado em 19 de abril, a data foi criada e decretada, em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear os povos que têm importância originária da formação da sociedade brasileira.

———

Por Agência Amazonas
Foto: Divulgação/SEDUC-AM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Cultura

A Manauara Mabrini Muniz celebra produção de projetos culturais pelo Brasil

02/09/2024
CulturaEleições 2024

Prefeitura apresenta programação e site oficial do “Manaus Passo a Paço 2024”

27/08/2024
Cultura

Edital ‘Ruas da Copa’ vai apoiar até dez ruas e espaços públicos para exibição dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2022

06/10/2022
Cultura

“Circuito +Cultura” movimenta espaços culturais de Manaus

01/08/2022
CulturaManchete

Conheça os bumbás vencedores do 64º Festival Folclórico do Amazonas na categoria Ouro

28/07/2022
CulturaManchete

Festival Folclórico do Amazonas apresenta os campeões da Categoria Ouro

27/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus