A Comissão de Agricultura e Política Rural (Comagri), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), se reuniu nesta terça-feira (13/4), na sede da Superintendência do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Amazonas (Mapa), localizado no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul da cidade, para debater políticas públicas que possam desenvolver o agronegócio no setor.
O grupo de vereadores foi recebido pelo superintendente do Mapa no Amazonas, Guilherme Pessoa, que esclareceu para a Comissão os projetos desenvolvidos pelo órgão federal no sentido de viabilizar a produção agropecuária na cidade de Manaus e também no Amazonas.
O presidente da Comagri, vereador Eduardo Alfaia (PMN), salientou durante o encontro que o município de Manaus possui um selo de certificação que nunca foi implementado.
“Esse selo vai ajudar muito produtores rurais, pois, ao conseguir licenciar o produto ele vai conseguir levar a mercadoria para as gôndolas dos supermercados, trazendo a esse produto um valor agregado muito maior”, explicou Eduardo Alfaia.
Desde que foi formada, no início da legislatura, esta é a quarta visita em órgãos realizada pela Comissão. Segundo o vereador Peixoto (PTC), esses encontros são realizados com o objetivo de estreitar o relacionamento e assim fortalecer as políticas públicas para o desenvolvimento do setor.
“Essa é uma comissão atuante, que visita os órgãos e que demonstra preocupação com os moradores da área rural de Manaus. Nesses primeiros meses do ano nós já estivemos na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), na Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e hoje a comissão culmina no Ministério da Agricultura para que possamos fazer as interlocuções necessárias para o desenvolvimento dessa política agropecuária no nosso município”, declarou Peixoto.
Ainda durante a reunião, os vereadores que compõe a comissão, destacaram a importância da criação de um órgão, no âmbito municipal, que possa atender as demandas do setor primário. A proposta foi bem recebida pelo Superintendente do Mapa no Amazonas, Guilherme Pessoa.
“Essa visita demonstra o interesse político dos vereadores e sinaliza que vamos poder contar com os parlamentares pra poder destravar uma série de problemas que nós temos para o desenvolvimento da agricultura no entorno de Manaus que tem potencial e poderia produzir muito mais com sustentabilidade.
Estiveram presentes na reunião os vereadores membros da COMAGRI Lissandro Breval (Avante) e Professora Jaqueline (Podemos) e a chefe de divisão e Defesa Agropecuária do Mapa, Consuelo D’Ávila.
Texto: Elisângela Araujo – Assessoria de Comunicação do vereador