O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta segunda-feira (12/04), o fechamento, por 15 dias, de bares e restaurantes localizados na Praça do Caranguejo, no conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, zona sul de Manaus. Os estabelecimentos foram flagrados pela Central Integrada de Fiscalização (CIF) no último sábado (10/04), descumprindo o decreto governamental com medidas para contenção da Covid-19, como o distanciamento social.
“A partir de hoje, bares e restaurantes do Eldorado estão fechados por 15 dias. A polícia está indo lá no final do dia, para interditar todos aqueles bares e restaurantes. Só voltarão a funcionar quando apresentarem um plano de distanciamento social respeitando todos os protocolos sanitários. Não é justo que a nossa população continue sendo penalizada pela ação irresponsável de alguns. E não é justo que aqueles estabelecimentos comerciais, que aqueles restaurantes, sejam penalizados por conta da negligência de alguns”, enfatizou Wilson Lima.
Ele ressaltou que a reabertura do setor, realizada em consonância com monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que apontou queda na média móvel de casos e óbitos por Covid-19; faz parte do planejamento para recuperação econômica do estado, mas precisa cumprir todas as medidas de combate à proliferação do coronavírus.
“Lá atrás, quando nós fizemos um trabalho de flexibilização principalmente dos restaurantes e balneários, era com o objetivo de garantir que os trabalhadores desse segmento pudessem retornar as sus atividades, e que pudessem garantir o salário e o sustento de suas famílias. Infelizmente alguns estabelecimentos, alguns empresários, continuam aglomerando, desrespeitando o decreto, desrespeitando os protocolos sanitários”, destacou o governador.
“Nós estamos trabalhando muito, ampliando a nossa rede de saúde, nossos profissionais estão lá na ponta trabalhando muito para garantir o atendimento àquelas pessoas que estão sendo agravadas e que precisam de um leito clínico, de um leito de UTI, e infelizmente a gente se depara com situações como essa”, acrescentou Wilson Lima.
Fiscalização
Entre a sexta-feira (09/04) e o sábado (10/04), os agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) fecharam 15 estabelecimentos, entre bares e festas clandestinas, em Manaus, identificados descumprindo o decreto governamental com medidas para contenção da Covid-19. A maioria dos fechamentos ocorreu na Praça do Eldorado, onde há cerca de seis bares e havia muita aglomeração.
O Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), prestou apoio à ação e realizou uma blitz da Lei Seca. A fiscalização flagrou 23 motoristas dirigindo alcoolizados na área. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) realizaram as autuações.
Central de Fiscalização
Coordenada pela SSP-AM, a CIF conta com apoio das polícias Civil e Militar, CBMAM, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Visa Manaus, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM).
Delações referentes a estabelecimentos comerciais ou festas clandestinas, que descumprem decreto governamental ou apresentem outras irregularidades, podem ser feitas ao 190 ou ao 181, o disque-denúncia da SSP-AM.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Diego Peres/Secom