O presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (Comticdetre/CMM), vereador William Alemão (Cidadania), esteve com representantes da Manauscult na manhã desta sexta-feira (09/4), para começar a discutir a viabilidade da construção de um novo porto turístico na capital amazonense.
O projeto faz parte do plano de revitalização do Centro Histórico e o complexo deverá funcionar ao lado do tradicional Porto de Manaus.O assunto faz parte da meta de 100 dias do Executivo e tem, na Manauscult, uma das integrantes do grupo de trabalhado formado para a consolidação do plano. Alemão foi recebido pelo diretor-presidente da pasta, Alonso Oliveira, e pela diretora de Turismo, Oreni Braga.
Durante a conversa, William Alemão quis saber mais detalhes sobre o projeto, e informou que irá fazer o possível para ampliar o leque de debates na plenária da CMM, pela melhoria do turismo na cidade.
O parlamentar se mostrou preocupado com a perda crescente de turistas, mas se mostrou confiante ao saber dos objetivos da prefeitura, nessa retomada gradual das atividades, durante o pós-pandemia de covid-19.
“Fomos informados que o prefeito só está aguardando essa onda da doença passar, para tomar as medidas necessárias sobre cultura e turismo, mas que a prefeitura já está desenvolvendo uma série de estudos para transformar o Centro Histórico em um local atrativo, seguro, com um mix de possibilidades”, destacou William Alemão.
A proposta de transformar a região em um complexo turístico, tendo como base o empreendedorismo, a segurança patrimonial e, principalmente, a humana, passou a ser alinhada de forma mais sólida com a Comticdetre.
Segundo Oreni Braga, algumas dessas estratégias já foram apresentadas ao prefeito David Almeida e já receberam o aval para que sejam levadas adiante, Além da Manauscult, a comissão é formada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
El Salvador
Outro assunto abordado na reunião refere-se à possibilidade da implementação do voo Manaus/Bogotá/São Salvador, tratada entre a Manauscult e o cônsul de El Salvador, Amilcar Aguilar Baires.
A Manauscult irá fazer um estudo em El Salvador, que é forte no turismo, para conhecer estratégias e tentar implementá-las em Manaus.
São Raimundo
Questionado por William Alemão sobre o estado de abandono da orla do São Raimundo, Alonso Oliveira justificou que aquela área “pertence” ao Governo do Estado. Mesmo assim, garantiu que a Manauscult irá requisitar a responsabilidade do local pela prefeitura, junto à Secretaria de Estado de Cultura ((SEC/AM).
Segurança
Alonso Oliveira expôs que já teve reuniões com a Casa Civil, Defesa Civil, entre outros setores, e firmou parceria com as forças armadas para reforçar a segurança no Centro Histórico. Ele informou, ainda, que o contingente da polícia municipal já está sendo treinada no intuito de aumentar a segurança no Centro.
“A intenção no projeto todo é recriar um novo ambiente na entrada de Manaus, embelezar e gerar segurança. Não há vaidade. A prefeitura, em especial a Manauscult, está empenhada em trabalhar para a população, sem se preocupar em dar mérito de projetos a ninguém”, enfatizou Alonso Oliveira.
Outras metas
Além das metas detalhadas, também foram discutidos na reunião a intenção da prefeitura de implementar catamarãs na orla de Manaus, saindo de um extremo ao outro; a problemática de prédios habitados ilegalmente e com sérios problemas estruturais; a promoção de quatro feiras internacionais e três nacionais e a preparação de Manaus para receber 22 navios a partir de novembro, com 33 mil turistas; e as novas regras em relação ao aporte destinado às escolas de samba e o carnaval de Manaus.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador