Durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira (8), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Sinésio Campos (PT), ressaltou a importância do Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), que está em tramitação na Casa Legislativa e institui a Política Estadual de Saúde Mental para integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e dá outras providências.
Da tribuna, Sinésio Campos relatou que irá apresentar à Mesa Diretora da Aleam, proposta de Projeto de Lei (PL) de sua autoria para Instituir a Campanha Estadual de Conscientização da Luta Antimanicomial no Amazonas.
Campos mencionou que recebeu a notícia de que um jovem foi a óbito na noite de ontem (7), no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e que o local deveria ter melhor estrutura para atender seus pacientes bem como cuidado multidisciplinar e humanizado que deve ser oferecido também aos servidores do hospital.
Ainda durante seu pronunciamento, o parlamentar falou da pesquisa realizada por especialistas da Universidade de Oxford e publicada em novembro de 2020, mostrando que há uma chance de 18% de uma pessoa obter um diagnóstico psiquiátrico após Covid-19, em comparação com 13% após a gripe.
“Sabemos o quanto a pandemia abalou a todos nós. Pais e Mães que se encontram desesperados sem emprego e é comprovado que pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus podem ter um risco maior de desenvolver algum tipo de transtorno psiquiátrico, como ansiedade ou depressão”, explicou Sinésio.
O deputado também lembrou, que no dia 18 de maio completa-se 34 anos do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos trabalhadores da saúde mental.
O parlamentar salientou ainda, que devido à pandemia, muitas pessoas estão necessitadas de apoio quando se fala em saúde mental.
“Em breve apresentaremos esse Projeto de Lei de nossa autoria como forma de continuar defendendo a luta antimanicomial no Amazonas, pois entendemos que devemos ser solidários a todos que necessitam de tratamentos em saúde mental. Queremos que o quanto antes, a Assembleia Legislativa realize uma visita ao Hospital Eduardo Ribeiro e cobramos atenção do Governo para que tanto os funcionários como principalmente os pacientes, não se sintam desassistidos do nosso apoio e da sociedade com um todo”, disse o deputado.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 99156-7285
[email protected]
Foto: Hudson Fonseca – Aleam