Suframa recebe visita de cortesia dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), integrantes da Comissão de Agricultura e Política Rural (COMAGRI). Durante reunião realizada na sede da instituição, no Distrito Industrial, zona Sul da capital, foram discutidas ações voltadas ao setor do agronegócio, entre elas, a regularização fundiária na capital amazonense.
O grupo de vereadores se reuniu com o superintendente da instituição, general Algacir Polsin e a equipe técnica da Suframa. Estiveram presentes o presidente da comissão, vereador Eduardo Alfaia (PMN), e os demais membros, vereadora Professora Jacqueline (Podemos) e vereador Peixoto (PTC).Peixoto relata que além da busca de um trabalho integrado no setor agropecuário, o grupo apresentou a demanda que chega à Câmara, dos moradores que vivem na área rural.
“Milhares de famílias vivem na área rural da cidade de Manaus. Tudo que chega na nossa mesa, nas nossas feiras vem dessas áreas. E a gente precisa saber, como anda a política pública da Suframa em relação ao setor agropecuário, para estreitar o relacionamento entre as instituições”, explica o vereador
Entre os assuntos, o Distrito Agropecuário da Suframa, relevante fonte de emprego e renda para a região. A Suframa deve fazer ainda um mapeamento das áreas que foram ocupadas de forma pacifica e produtiva até 2008. A preocupação da instituição é que não ocorra novas invasões e qualquer forma de ocupação ilegal. Para a vereadora professora Jacqueline é preciso também levar infraestrutura a esses locais e realizar a regularização fundiária.
“Tem muita gente que está lá há vinte anos e ainda não tem o título da regularização fundiária e isso inviabiliza o desenvolvimento do setor, pois, quem vai produzir numa terra, onde a pessoa pode ser despejada, e nós estamos aqui, para avançarmos nas políticas públicas voltadas ao setor”, disse Jacqueline.
Para o presidente da comissão, Eduardo Alfaia, o potencial da Suframa em relação ao setor, está subutilizado e precisa de fortalecimento para desenvolver esta área.
“Vejo que há uma disposição da Suframa em alavancar o setor agropecuário e não ficar apenas na esfera do planejamento. O propósito é implementar o Distrito Agropecuário na cidade de Manaus”, comentou o presidente da COMAGRI.
Até o dia 30 de junho deste ano, a Suframa deve lançar o edital de licitação ao setor agropecuário. De acordo com o superintendente, general Algacir Polsin, existe uma escassez de projetos voltados a esta área. Para ele, é preciso criar parcerias, com instituições que possuam capacidade técnica e acadêmica.
“Sem projetos é muito difícil fazer a capacitação de recursos, então o que nós pedimos aos vereadores é que nos ajudem a incentivar aos atores de interesse a produzirem projetos, para colocamos no banco de projetos da Suframa, para oferece-los para entes públicos e privados, com o objetivo de captar de recursos para região”, esclareceu o superintendente.
Texto: Arthemisa Gadelha – Dircom / CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM