O curso técnico de Meio Ambiente encerrou suas atividades com a apresentação da defesa de cinco Trabalhos de Conclusão de Curso Técnico (TCCT) da disciplina Prática em Meio Ambiente III. A qualificação na área ambiental é oferecida pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Segundo a professora Bruna Wolfarth, que ministra a disciplina Prática em Meio Ambiente, as apresentações são TCCs de nível técnico que encorajaram o delineamento e planejamento de projetos inovadores.
Ela explica que os alunos puderam vivenciar momentos práticos de elaboração dos projetos e apresentação pública de suas intenções com a banca avaliadora, composta por dois membros externos.
Para Bruna, os anos de 2020 e 2021 apresentaram desafios gigantescos que tiveram que ser superados de forma inteligente e criativa.
Muitas mudanças, sobretudo nas metodologias educacionais, marcaram a rotina de alunos e professores, que sentiram o reflexo do cenário da pandemia e dos vários protocolos de prevenção e cuidados associados a atividades presenciais.
Por conta disso, a disciplina de Práticas III do ano de 2021, caracterizada pela execução dos projetos, precisou ser adaptada em aulas remotas. A execução das atividades contou com o auxílio de ferramentas e recursos digitais para levantamento das informações e finalização do TCCT.
Recursos tecnológicos
Nesse período pandêmico, a maior parte dos projetos precisou incluir recursos tecnológicos para levantamento de dados e das ações de suas atividades por conta da pandemia do coronavírus.
“Muitos alunos já estão acostumados com o ensino presencial, mas eu sempre reforçava que esta era a melhor alternativa (aulas remotas) para darmos continuidade ao andamento das atividades e à ‘volta do novo normal’ até que estivéssemos totalmente em segurança”, destacou a professora.
Segundo ela, esses são os paradigmas educacionais que estão sendo quebrados, mostrando o quanto se está evoluindo e que se pode crescer ainda mais diante das dificuldades encontradas no contexto da pandemia.
A trajetória das atividades práticas teve início no ano de 2018, no curso técnico de Meio Ambiente do Cetam. Algumas disciplinas oportunizaram momentos de visitas técnicas e execução de muitas ações.
Projetos
Os projetos apresentados mostram grande relevância da temática na cidade de Manaus e os principais caminhos que devem ser traçados para trabalhos futuros.
As temáticas desenvolvidas foram:
• Reutilização do óleo de cozinha: divulgação de métodos sustentáveis e vídeos informativos nas mídias digitais;
• Uso das mídias digitais nos processos informativos do reaproveitamento de tecidos na cidade de Manaus;
• Divulgação de técnica de reciclagem do material de garrafas PETs como alternativa sustentável de reutilização;
• Informação aos pequenos geradores de resíduos de saúde a partir das plataformas digitais na cidade de Manaus-AM; e
• Elaboração de Modelo de Gestão Ambiental na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema): Relato de Fiscalizações Ambientais, Manaus/AM.
Saiba mais sobre o curso
O curso técnico em Meio Ambiente forma um profissional apto a coletar, armazenar e interpretar dados e documentações ambientais. Ele colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos de processos ambientais, e auxilia no acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental.
Atua ainda na organização e na implantação de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, resíduos e reciclagem.
O técnico em Meio Ambiente também identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização e minimização dos seus efeitos.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Reprodução