Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa. Foto: Diego PeresO governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (31/03), durante live nas redes oficiais do Governo do Estado, que a Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP II), do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), sairá em viagem na próxima segunda-feira (05/04), às 10h, do estaleiro Juruá, em Iranduba. O objetivo é levar serviços de cidadania e de saúde aos municípios atingidos pela cheia, como Lábrea, Canutama e Tapauá.
“Na segunda-feira, está saindo aqui de Manaus, um barco do Ipem que vai levar ações da Secretaria de Justiça e Cidadania; de Assistência Social; do Procon-AM; da Secretaria de Administração e da Defesa Civil; para dar suporte a esses nossos irmãos que estão no interior e que, neste momento, estão atingidos pela enchente”, informou Wilson Lima.
“E o detalhe é que nesses locais há necessidade não só dessa ajuda humanitária, mas também da continuidade da vacinação. E é uma orientação que eu tenho dado aos prefeitos para que não parem, em nenhum momento, a vacinação”, destacou.
“Essa é a arma mais poderosa que a gente tem no combate à Covid-19. E é por isso que a gente tem trabalhado muito, junto ao Governo Federal, ao Ministério da Saúde, para que seja disponibilizada a maior quantidade possível de doses”, completou o governador.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, essa ação levará diversas ações emergenciais de combate às enchentes, além dos serviços prestados pelo instituto. “Nesta missão, nós iremos numa ação integrada com outras secretarias de governo. O Ipem-AM vai realizar os serviços de verificação e orientação nos postos de combustíveis flutuantes e em comércios em geral”, informou Márcio André Brito.
Serviços
Entre os serviços que serão prestados pelas secretarias de estado, nos municípios de Lábrea, Canutama e Tapauá, estão:
Ipem-AM (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas)
vai realizar a verificação nos postos de combustíveis flutuantes e comércios em geral, além de orientar os consumidores e os empresários;
Sejusc (Secretaria de justiça, Direitos Humanos e Cidadania)
– realizará a emissão de identidade, certidão de nascimento, dentre outros;
Defesa Civil do Amazonas
fará vistoria aos afetados da enchente, e realizará orientação às Defesas Civis Municipais sobre a decretação do Estado de Emergência;
Seas (Secretaria de Estado da assistência Social)
vai orientar os usuários sobre os serviços públicos: como, quando, onde e em que situação pode ser utilizada;
Procon (Instituto Estadual de Defesa do Consumidor)
realizará orientação no comércio em geral;
Prodam (Processamento de Dados Amazonas S.A)
viabilizará a internet para os trabalhos realizados durante a viagem na embarcação;
Sead (Secretaria de Estado de Administração e Gestão)
viabilizará o fornecimento do combustível.
———
Por Agência Amazonas