O deputado estadual Sinésio Campos (PT), fez o balanço da Sessão Especial de sua autoria em Homenagem aos 81 anos do Aeroclube do Amazonas. “Há 81 anos dando asas ao Amazonas” foi o tema escolhido, retratando a importância da instituição para o desenvolvimento do estado e para os estados vizinhos. O evento ocorreu nas instalações do Aeródromo de Flores Av. Prof. Nilton Lins, 300.
Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sinésio Campos falou da importância do Aeroclube para o Amazonas. Em 29 de março de 1940, um grupo de abnegados Aviadores se reuniu para fundar o Aeroclube do Amazonas, que se tornou uma das mais antigas escolas de Aviação em funcionamento ininterrupto do Brasil, vale a pena ressaltar que o ACA foi fundado e permanece na mesma área de sua fundação, em local doado pelo Exmo. Sr. Interventor Federal à época, Dr. Álvaro Botelho Maia, retratado no selo comemorativo dos 81 anos de fundação.
“Durante todo esse tempo, e já se vão 81 anos, o Aeroclube vem prestando serviços que ultrapassaram, e muito, o seu objetivo inicial. Vem trazendo e levando desenvolvimento e comunicação por meio da aviação, a esse estado que possui dimensões continentais, onde o principal meio de transporte para os municípios, é o avião. Sem contar com o envio de qualquer recurso público, o Aeroclube hoje é responsável por cerca de 90 % da malha aeroviária do estado, é daqui que parte 90 % do suporte e do socorro médico para todo o Amazonas, para o Sul de Roraima, Oeste do Acre e Rondônia, Oeste e Sul do Pará. Todos esses lugares dependem da estrutura e do suporte do Aeroclube do Amazonas”, salientou o deputado.
O aeroclube também presta apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) no período das eleições com o translado das urnas de votação e por todo o recurso financeiro circulante no estado. Também é o responsável pelo serviço aeropostal, funerário, além de dar suporte aos órgãos de segurança pública municipais, estaduais e federais.
No período de pandemia, o suporte médico, o material necessário para o combate e o controle da Covid-19, medicações, cilindros de oxigênios, material hospitalar, respiradores, médicos e enfermeiros, partiram, em sua maioria, do Aeródromo de Flores, que é operado, mantido e administrado pelo Aeroclube do Amazonas, conferindo um ativo Social imenso à população do nosso Estado.
Mantém ainda, a formação de pilotos privados e comerciais, simuladores terrestres de avião monomotor e bimotor, comissários de voos, cursos teóricos para formação de pilotos de helicópteros, escolas de paraquedismo e atividades desportivas com aviação experimental, terrestre e anfíbia.
O Aeroclube do Amazonas como uma Sociedade Educadora, Desportiva e de Integração, coloca em evidência o prazer de voar, mostra o Avião como meio de Transporte, de Comunicação e Desenvolvimento. Desperta a Juventude Amazonense para uma atividade Nobre, a Formação de Jovens Pilotos Profissionais, e de novos Aviadores – Profissionais liberais, Empresários e Executivos que, não têm mais idade para competir no mercado de trabalho da aviação, mas gostam e são também entusiastas da aviação de lazer.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 99156-7285
[email protected]