Os municípios receberam 6.030 doses do imunizante contra o novo coronavírus, sendo 3.860 doses para Lábrea e 2.170 doses para Canutama. Lábrea recebeu, também, 10 concentradores de oxigênio. Canutama e Tapauá receberam 5 concentradores cada um. Os três municípios receberam a instalação de aparelhos de ultrassonografia.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) entregou, nos últimos três dias (de 24 a 26/03), vacinas contra a Covid-19, medicamentos, cilindros e concentradores de oxigênio para os municípios de Tapauá, Canutama e Lábrea (distantes, respectivamente, 449, 619 e 702 quilômetros de Manaus). Além disso, um técnico acompanhou a equipe da secretaria para realizar a instalação de aparelhos de ultrassonografia.
“Nessas regionais, nossas equipes observaram como está a questão da Covid-19 e, concomitantemente, fizemos orientações quanto à dengue e à prevenção de doenças de veiculação hídrica, causadas pela cheia dos rios. Tudo o que a gente vem fazendo é em parceria, governos Federal, Estadual e Municipal. Estivemos três dias pela calha do rio Purus levando vacinas, entregando equipamentos e insumos para poder ajudar os municípios. Nossa missão é salvar vidas”, resumiu o secretário executivo.
De acordo com o secretário executivo de Assistência do Interior (Seai/SES-AM), Cássio Espírito Santo, além da instalação dos equipamentos, da entrega de insumos e de vacinas contra Covid, as equipes da SES e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) fizeram a orientação das equipes municipais quanto ao combate à dengue e às questões relacionadas à enchente.
“Agradecemos ao Governo do Estado pelo aparelho de ultrassonografia. É um aparelho muito bom, que vai ajudar muito melhorando a capacidade de diagnósticos no município. Com certeza os pacientes terão um grande avanço, porque serão beneficiados pelos exames”, afirmou.
Médico clínico no Hospital Dr. Leonardo Parente, em Canutama, Daniel Brandão ressaltou a importância do novo equipamento de ultrassonografia para o diagnóstico dos pacientes do município.
Outras ações
Até o dia 16 de março o Governo do Estado enviou mais de 129 mil doses de vacinas contra Covid para 19 municípios nas calhas do Juruá, Purus e Madeira. Na segunda quinzena de fevereiro, o governador Wilson Lima, acompanhado do secretário de saúde, Marcellus Campêlo e de uma comitiva com representantes da SES, da FVS e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estiveram em Boca do Acre, Guajará e Eirunepé, para prestar ajuda humanitária à população dessas localidades severamente atingidas pela enchente.
Kits do MS
Os municípios de Canutama, Lábrea e Tapauá também receberam a doação de kits de medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde (MS). Os kits contêm 30 tipos de medicamentos e 18 tipos de insumos, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Os kits são encaminhados pelo MS às cidades fortemente atingidas por calamidades e desastres naturais.
No início do mês, a Seai/SES-AM entregou, em Boca do Acre, na região do Juruá, 10 concentradores de oxigênio e 100 unidades de oxímetros.
Na ocasião, o secretário inspecionou a instalação de uma miniusina de oxigênio com capacidade de produção de 32 metros cúbicos de oxigênio por hora, no Hospital Regional Vinícius Conrado, em Eirunepé. O hospital é a unidade de referência no polo que compreende as cidades de Carauari, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá.
Por Agência Amazonas
FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM